Santuários

“A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”

Conheça o Santuário de Bom Jesus da Lapa

Escrito por Redação A12

06 AGO 2021 - 08H00 (Atualizada em 13 MAR 2024 - 11H58)

Roberto Costa/Acervo do Santuário

Para um observador desatento, turista ou visitante de fora, o grande penhasco às margens do Rio São Francisco, uma formação imponente, de cor escura, envolvida pela simples vegetação da caatinga nordestina, parece ser apenas um lindo capricho da natureza enfeitando aquelas paragens sertanejas. Mas se chegarmos perto, a pedra fria e inerte vai nos revelar um dos mais visitados santuários do nordeste brasileiro: o sagrado Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

O Santuário do Bom Jesus tem história centenária, e suas grutas, hoje lugares sagrados para o povo simples do sertão, foram descobertas por um artesão, o artista Francisco Mendonça Mar, que após uma decepção com as autoridades em Salvador, embrenhou-se pelas terras áridas e, às margens do “Velho Chico”, encontrou a arquitetura das mãos de Deus — as grutas da Lapa.

Ali, vivendo sozinho, logo se pôs ao serviço da caridade com os mais pobres e doentes, e sua fama de caridade foi espalhando-se pelo sertão baiano.

Alguns anos mais tarde, a pedido do arcebispo da Bahia, que recebeu notícias de seu trabalho com os pobres nas grutas da Lapa, Francisco volta para Salvador, estuda Teologia e, em 1705, recebe a ordenação e se torna Padre Francisco da Soledade.

:: 12 santuários redentoristas para você visitar com a sua família

Volta imediatamente para a Lapa, mas não volta sozinho: leva consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, um Cristo Crucificado, cercado por prateado esplendor. De Bom Jesus será a gruta santuário e, ao seu lado, em outra gruta, será entronizada a imagem da Virgem da Soledade, a Senhora das Dores. As mãos de Deus — assim nos dizem os romeiros da Lapa — foram quem construíram o Santuário do Bom Jesus.

Camila Morais
Camila Morais

A gruta tem cerca de 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 7 metros de altura. Ali, diante da imagem do Cristo na Cruz, hoje, uma réplica da original (que se perdeu num incêndio, em 1903), o romeiro reza, canta, ajoelha, cumpre suas promessas, agradece, pede, chora e suplica.

Muitos trazem na cabeça um chapéu branco, cercado por uma fita verde: marca inconfundível do romeiro da Lapa, que visita este lugar santo o ano todo, especialmente na romaria anual, por ocasião da festa do dia 06 de agosto.


Hoje, o Santuário do Bom Jesus da Lapa é coordenado pelos missionários redentoristas e antes da pandemia de Covid-19 recebia anualmente cerca de dois milhões de visitantes, muitos dos estados do nordeste do Brasil.

20 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...