Por Redação A12 Em Brasil

Dia Nacional do Livro: conheça mais sobre a Biblioteca Nacional


Hoje (29) o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro

A escolha da data foi em razão da transferência da primeira biblioteca do Brasil, que funcionava em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para outro local. Essa transferência aconteceu no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

Foto de: Pinterest

biblioteca_interior

Interior da Biblioteca Nacional do Brasil.

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina, administrativamente em 1990 subordinada, a Euclides da Cunha, do Rio de Janeiro, e o Instituto Nacional do Livro, com sua Biblioteca Demonstrativa, de Brasília, passaram a constituir a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

A FBN possui um Escritório de Direitos Autorais para registro e averbação de direitos de autor e também é a Agência Nacional do ISBN (International Standard Book Number).

A Fundação Biblioteca Nacional é a única beneficiária da Lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a remessa de obras à Biblioteca Nacional.É através do cumprimento da lei do Depósito Legal, que a Biblioteca Nacional, ao receber um exemplar do que se publica no Brasil, vai-se tornando a guardiã da memória gráfica brasileira.

A Biblioteca Nacional coordena as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura. Assim a instituição coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a política de incentivo à leitura através do Proler.

proler

Para garantir a manutenção de seu acervo, a FBN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, estando apta a restaurar, dentro das mais modernas técnicas, qualquer peça do acervo que precisar desse serviço. Possui também oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

Com vistas a consolidar a inserção da Fundação Biblioteca Nacional na sociedade da informação, existe um Portal Institucional (www.bn.br), permitindo o acesso aos Catálogos em linha. Em 2006 foi criada a Biblioteca Nacional Digital concebida de forma ampla como um ambiente onde estão integradas todas as coleções digitalizadas colocando a Fundação Biblioteca Nacional na vanguarda das bibliotecas da América Latina e igualando-a às maiores bibliotecas do mundo no processo de digitalização de acervos e acesso às obras e aos serviços, via Internet.

Foto de: Biblioteca Nacional

biblioteca_fachada

Fachada da Biblioteca Nacional.

A Divisão de Informação Documental (DINF) oferece aos usuários não residentes no município do Rio de Janeiro e do Grande Rio serviços de informação sobre o acervo, tais como:

- levantamento e compilação de registros bibliográficos;
- reprodução do acervo (microfilmagem e digitalização);
- obtenção de cópias de textos de periódicos, através do Programa COMUT;
- pronta resposta (via correio eletrônico ou telefone);
- informações relativas a obtenção de número no ISBN e/ou registro de obras no EDA - Escritório de Direitos Autorais.

Para solicitar serviços a DINF, é necessário preencher um Formulário de Solicitação de Pesquisa na página da Biblioteca Nacional.

Outros serviços oferecidos pela Biblioteca Nacional podem ser encontrados no portal bn.br ou ainda pelo bndigital.bn.br que materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...