Por Ir. Gilberto Cunha Em Artigos

Mãe de Deus, nossa Mãe!

Maria é Mãe de Deus. Essa verdade de fé, que nós católicos chamamos de dogma, sobre a maternidade divina de Maria foi a primeira a ser declarada. Foi proclamada solenemente no Concílio de Éfeso no ano 431. Como todo dogma, foi apenas a explicitação de algo que os cristãos já acreditavam desde a antiguidade. Uma das mais antigas orações marianas, do século III, já invocava a Maria, como Mãe de Deus (Theotokos) com as seguintes palavras:

Sob teu amparo nos acolhemos Santa Mãe de Deus, não desprezes nossas súplicas nas necessidades, antes bem livra-nos sempre de todos os perigos, Oh Virgem gloriosa e bendita!”.

santa_maria

A partir do século IV o termo Theotokos já era de uso frequente no Oriente e no Ocidente.

No seguinte século, precisamente no ano 428, encontraremos um personagem que colocará em dúvida a crença de que Maria era verdadeiramente a Mãe de Deus: trata-se de Nestório, patriarca de Constantinopla.

Nestório acreditava que Maria era a mãe de Cristo (homem), mas não a mãe de Deus. Com essa afirmação ele também estaria negando a divindade de Cristo.

Essa confusão de doutrina fará com que a Santa Mãe Igreja dialogue com Nestório (São Cirilo de Alexandria foi um dos que dialogaram com ele), condenando o que havia de errado em suas teses, para enfim proclamar o dogma da maternidade divina de Maria no Concílio de Éfeso.

 

"...Maria não é somente a Mãe de Deus. Ela também é nossa Mãe".

São João Paulo II, em uma de suas catequeses sobre Maria, comenta sobre o dogma: “Proclamando Maria ‘Mãe de Deus’, a Igreja quer portanto, afirmar que Ela é a ‘Mãe do Verbo encarnado, que é Deus’ (…) com a definição da maternidade divina de Maria, os Padres [da Igreja] queriam evidenciar a sua fé na divindade de Cristo”.

Algumas passagens que foram usadas para definir o dogma são as seguintes: Lc, 1,35 e Gl 4,4.

Mas Maria não é somente a Mãe de Deus. Ela também é nossa Mãe. Uma das palavras de Jesus na Cruz torna claro a missão que Ele confia à sua Mãe:

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. (Jo 19, 26-27)” Nesse momento fica clara a missão de Santa Maria: ser nossa Mãe, buscar que todos nos encontremos com o seu Filho e que sejamos semelhantes a Ele.

A maternidade espiritual de Nossa Senhora fica evidente em diversos momentos da história da Igreja. No Cenáculo, Ela esteve presente para encorajar os discípulos que ainda estavam temerosos, e invocar a presença do Espírito Santo sobre eles em Pentecostes. (Ver At 1,14. 2,1-47). 

Em Caná, percebemos como Ela cuida dos seus filhos, que como Mãe amorosa e cuidadosa percebe que naquela festa de casamento “já não têm vinho” (Jo 2,3) e intercede ao seu Filho para ajudá-los e assim realizar o seu primeiro milagre (transformar a água em vinho). Essa passagem nos aumenta a confiança na intercessão de Maria e nos faz lembrar daquela expressão popular: “pede à mãe que o filho atende”.

Mesmo depois de sua Assunção, Ela continua cuidando dos seus filhos. Basta lembrarmos das inúmeras aparições que Ela fez na história (Lourdes, Fátima, Guadalupe, dentre outras), onde destacamos uma muito querida por nós, devotos brasileiros: a de Nossa Senhora Aparecida.

Em 1717, sua imagem é encontrada pelos três pescadores e o primeiro milagre acontece. Esse seria o primeiro de muitos, que nós, os seus filhos amados presenciamos todos os dias, especialmente os que vêm ao Santuário, seja com sua presença, seja em união espiritual através dos meios de comunicação da Casa da Mãe.

Que a Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus e nossa nos ajude a sermos cada dia mais semelhantes ao seu Filho e interceda por nós!

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
PETERSON RODRIGUES comentou:

Estranho que no ano 428 depois de Cristo, é que foi declarado "Mãe de Deus", e nada de Bíblia!!! Cristo tinha que vir ao mundo através de uma mulher e a escolhida foi Maria, e isto não dá status de mãe de Deus e muito menos de adoração. Sabemos que a mãe sempre vem primeiro do que o filho e fazemos um paralelo na bíblia no Antigo T.

Carlos José Ribeiro comentou:

Tenho 53 anos , aos 17 minha falecida mãe teve a iniciativa de levarme a aparecida do norte, foi a coisa mais importante de aconteceu em minha vida, nossa senhora de aparecida dai pra frente faz parte da minha vida, depois de um longo tempo sem ir ao , de 2014 pra cá já visitei minha mãe aparecida 3 vezes, obrigado maezinha por tudo que tens feito no meu lar e a minha família, todo mês recebo essa bênção que é a revista "aparecida". Obrigado

Janete Ana Paula Mateus Arminda José Paulo comentou:

MÃE QUERIDA EM TUAS SANTAS MÃOS MATERNAS ENTREGAMOS NOSSAS VIDAS .SOMOS TEUS FILHOS INTEIRAMENTE CONSAGRADAS A TI.MAE CUIDAI DE NOSSAS NECESSIDADES DE CURAS LIBERTACOES(ebc ccm e fams)MÃE DEFENDEI NOS DE TODO MAL E MALDADES.DE NÓS A PAZ E HARMONIA EM NOSSOS LARES.AMEM!MAE CUIDAI DAS ALMAS DE MEU PAI EDUARDO ,DARCLE e NEIDE

Janete Penha e familia comentou:

MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE COMO PEDISTES A JESUS NAS BODAS DE CANAÃ PEÇA AGORA POR NÓS ,PELA NOSSA PAZ E HARMONIA QUE ESTÃO FALTANDO EM NOSSAS VIDAS.QUE A DOENÇA ,A FALTA DE EQUILÍBRIO EMOCIONAL,DESARMONIA SE TRANSFORME EM SAÚDE EM PACIÊNCIA EM EQUILÍBRIO EMOCIONAL E EM PAZ E HARMONIA EM NOSSAS VIDAS,JANETE ANA PAULA MATEUS ARMINDA JOSÉ PAULO .LIBERTAI NOS DE TODO MAL(Ebc ccm e fams) MAE ACOLHEI A ALMA DE MEU PAI EDUARDO.AMEM!

janete penha e familia comentou:

MAE DE DEUS E NOSSA MAE EM TUAS MAOS ENTREGO A SITUACAO QUE ESTAMOS ATRAVESSANDO.MAE SOCORREI NOS.AMPARAI NOS ,DEFENDEI NOS(ebc,ccm fams)CONDUZI NOS.AMEM.janete ,ana paula ,mateus, arminda,jose paulo.MAE OLHAI PELA ALMA DE eduardo.AMEM.

Janete penha e familia comentou:

MAE DE DEUS E NOSSA MAE,PROTEGEI NOS ,LIVRAI NOS DE TODOS OS MALES ESPIRITUAIS,CARNAIS E DO EBC,CCM E FAMS.DEFENDEI NOS,GUIAI NOS EM CADA MOMENTO DD NOSSAS VIDAS AFIM DE TERMOS SAUDE FIS.EMOC.DE TERMOS HARMONIA E PAZ EM NOSSAS CASAS.janete,ana paula,mateus,arminda,jose paulo,waldemar,neide e cidinha.MAE QUERIDA ACOLHEI MEU PAI EDUARDO NO REINO DE DEUS.AMEM!

Luzia Ferreira comentou:

Para eu foi muito útil esse documentário sobre Maria Mãe de DEUS e nossa, maravilhoso.
Obrigada ao ir. Gilberto Cunha. Vou utiliza-lo para uma palestra.

Janete penha e familia comentou:

MAE DE DEUS E NOSSA MAE OLHAI POR NOSSAS NECESSIDADES E PEDI A TEU FILHO, NOSSO AMADO, JESUS QUE NOS CURE,NOS LIBERTE DE TODOS OS MALES ESP.E CARNAIS(ebc,ccm e fams)NOS TRAGA ALEGRIA E PAZ.JESUS ACOLHEI A ALMA DE MEU QUERIDO PAI EDUARDO EM TEU REINO!JANETE,ANA PAULA,MATEUS,ARMINDA,JOSE PAULO E CIDINHA(esta sendo operada neste momento)Mae abencoai me (estou indo fazer exames )para que nao tenha nada grave.AMEM!

beneval de melo costa comentou:

Gostaria de pedir uma missa amanham dia de finados,para meu saudoso pai já falecido a três anos e a tia da minha esposa falecida a mais de dez anos,meu pai antonio soares da costa,paula batalha ferreira lima,que deus deu um bom lugar para eles la no ceu amem.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Gilberto Cunha, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.