Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Conselhos de Saúde para as Festas de final de Ano

Queridos internautas,

Deus o abençoe com muita paz, saúde física e espiritual.

alimentação

Chegamos em dezembro e com ele toda a expectativa das festas de final de ano, principalmente o Natal. Neste artigo quero passar alguns conselhos para que você e sua família disfrutem bem as festas de final de ano, porém, sem descuidar da saúde. Natal e Ano Novo, sempre é uma época repleta de bons desejos de felicidade, amor, ternura e celebrações com a família e os amigos.

É tempo de confraternizações, afinal é o próprio Menino Deus que pede licença para ser recordado mais uma vez na ternura do seu Natal. Tudo é graça e tudo é abundante!

As mesas sempre repletas de todo tipo de iguarias. Geralmente se sai de uma festa e já se vai para outra. Neste tempo os propósitos de dietas, de controle do peso, etc, quase desaparecem e as promessas ficarão só para o “ano que vem”.

Como resistir às famosas receitas e os apetitosos convites, não é mesmo? Afinal, não tem coisa melhor que disfrutar esse período de luz e magia, ao redor de uma boa mesa em família e com amigos, não é mesmo? Creio que tudo é válido, desde que não haja excessos, para não lamentar lá na frente as consequências de um exagero mal administrado. Nossos conselhos são:

  • Pode comer um pouquinho de tudo em pequenas quantidades;
  • Se for diabético ou estiver se tratando de outra doença (hipertensão, colesterol, triglicérides…) que exija uma dieta mais rigorosa… não se descuidar;
  • Por mais que os doces sejam os atrativos principais, não esqueça das frutas e verduras;
  • Prefira comidas mais leves, as saladas são bem-vindas sempre;
  • Geralmente as crianças preferem mais os doces aos salgados, etc. Os pais devem ficar atentos a isso!
  • Os chás ajudam no processo de desintoxicação;
  • Não se esqueça de praticar esportes. É fundamental movimentar o corpo, pois os exercícios ajudar a queimar gorduras e excesso de calorias acumuladas;
  • Uma atenção especial aos obesos para não exagerar com os grandes banquetes
  • Cuidado a ingestão de álcool, pois em tudo ele prejudica, principalmente no trânsito;
  • Comer pausadamente ajuda a equilibrar a saciedade das coisas;
  • Sorvetes, doces, refrigerantes, etc., são fontes potentes de calorias;
  • Tomar muita água, pois o sol do verão desidrata mesmo! Não se esqueça do protetor solar, óculos e uma viseira (ou bonés).

Creio que haja um montão de outras dicas valiosíssimas que você conhece. O importante é a prudência e o bom senso em tudo. Quero que você tenha um verão delicioso e abençoado. Se preciso for, consulte um médico nutricionista antes e depois das grandes festas.

Um outra dica muito importante é: não descuide a sua saúde espiritual, afinal, esta é a celebração do nascimento do Filho de Deus que veio para nos mostrar o tanto que Deus nos ama e nos ensinar a amar e perdoar mais. Não entre no ano novo com o coração carregado de mágoas e rancor.

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO

Deus o abençoe com carinho

Assinatura Frei Rinaldo ATUALIZADA colunista

Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...