Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: Disfagia, um problema sério na deglutição

Queridos internautas,

Deus abençoe a todos com muita saúde física e espiritual. Nesse artigo vamos falar de um tema que está ficando muito recorrente em nossa população: a disfagia!

A preferência por alimentos amolecidos é bastante frequente entre os idosos. Quando se inicia um tratamento e se questiona se ele consegue ingerir alimentos sólidos, a resposta varia. Alguns dizem que não, pois conseguem notar sua dificuldade, outros relatam que diferentemente do tempo que eram jovens, hoje preferem alimentos mais moles.

Há, ainda, aqueles que, categoricamente, afirmam ingerir sólidos, mas acompanhadas suas refeições, nota-se que carnes são desfiadas, grãos amassados, ou triturados e pães e biscoitos molhados no leite. A maioria das vezes, por trás desta “escolha” está mascarando um problema de deglutição.  A deglutição é a ação de engolir alimentos ou saliva.   Em um idoso saudável, as causas desta alteração podem ser divididas em dois grupos:

1) Problemas dentários: poucos idosos tem acesso a um tratamento dentário adequado. Permanecem mais de trinta anos com a mesma prótese dentária, desconhecendo que a boca e os dentes modificam-se ao longo do tempo. Verifica-se que mesmo em classes mais favorecidas, próteses mal adaptadas, péssimas condições de higiene oral e restos dentários que prejudicam muito a mastigação.

Foto de: reprodução

Disfagia: um problema sério na deglutição

2) Alterações da musculatura responsável pela deglutição: o enfraquecimento da musculatura da face que realiza a mastigação, faz com que o bolo alimentar não seja, adequadamente formado, gerando cansaço e expondo a pessoa ao risco de engasgar. Da mesma maneira, os músculos da língua e da faringe que transportam o alimento da boca para o estômago também ficam fracos e além de engasgos, tosses e cansaço para comer, podem aparecer sintomas de alimento parado na garganta.

 No idoso, qualquer alteração na deglutição pode trazer graves prejuízos à saúde, como a disfagia, um o distúrbio da deglutição que acomete qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago.

Apresenta-se como sintoma de diversas doenças comuns e prevalentes na terceira idade: acidente vascular encefálico (“derrames”), doenças neurodegenerativas (como o Parkinson, Alzheimer e a esclerose lateral amiotrófica), câncer de cabeça e pescoço, alterações pulmonares, dentre outras.

Sérios problemas de saúde podem ser causados pela disfagia. Esses problemas são: desidratação e/ou desnutrição; pneumonias aspirativas e asfixia por alimentos. Pode ocorrer também o aumento do número e do tempo de internações hospitalares devido ao comprometimento do quadro clínico do idoso.  

Os sintomas comuns de disfagia são:

Engasgo e/ou tosse frequentes durante as refeições

Sensação de alimento parado na garganta

Dificuldade com alimentos mais sólidos ou líquidos

Pneumonias aspirativas frequentes

Na presença desses sintomas, é importante consultar um médico e profissionais especializados para a identificação da disfagia e escolha dos tratamentos mais adequados para cada caso. O tratamento fonoaudiológico tem como objetivo reabilitar a deglutição e realizar adaptações na consistência dos alimentos para que o indivíduo apresente uma alimentação segura e eficaz. Por falta de conhecimento, o idoso não procura tratamento. Nas consultas médicas de rotina, raramente, o assunto é  abordado. 

Poucos chegam aos dentistas e fonoaudiólogos nesta fase onde muitos poderiam ter benefícios com a solução do problema. Benefícios estes que podem se traduzir não somente através da melhora da mastigação e deglutição, mas de sua alimentação em geral. Alimentar-se não é só enviar nutrientes ao corpo é uma atividade social e de prazer pessoal.

Deus abençoe a todos e cuide bem do seu corpo pois ele é templo vivo do Espírito Santo de Deus (1 Cor 6,19)

Com carinho e bênçãos

Colunista - Frei Rinaldo

 

 
Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...