A12

Estrias: É possível prevenir?

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Querido Leitor, Deus abençoe sua vida, sua casa e sua família com toda sorte de bençãos físicas e espirituais. Nesse artigo vamos falar sobre as famosas ESTRIAS que tanto assustam, principalmente às mulheres, porém, aparecem também nos homens.

Cuidados com a pele - Foto:shutterstock
Foto: shutterstock

Geralmente surgem na adolescência, na puberdade, em pessoas obesas e nas gestantes. Por quê elas aparecem? É possível prevenir estrias? Os cremes funcionam? Há algum tratamento efetivo e definitivo para eliminá-las?

Estrias são cicatrizes que surgem devido a uma distenção na pele (obesidade, uso de próteses mamárias, anabolizantes, uso prolongado de cortidoides, gestação) que provoca o rompimento das fibras* elásticas e do colágeno*. Tem coloração branca ou rósea. O que diferencia as “cores” é o tempo que elas estão no organismo. Geralmente começam avermelhadas ou róseas e vão passando para uma cor mais embranquiçadas.

*As fibras são importantes para a saúde, pois previnem doenças e ajudam o corpo no combate a prisão de ventre, ajudam no emagrecimento, no controle do diabetes, colesterol e triglicerídeos e ajudam a manter a saúde da flora intestinal.

*Já o colágeno é uma proteína importantíssima que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Além da pele, ajuda nos tecidos, músculos, ligamentos, articulações.

Onde as estrias aparecem? Nas mulheres as estrias aparecem mais nas coxas, glúteos, flancos, seios, abdômem; já nos homens aparecem nos ombros, costas e braços. Apesar de não haver ainda uma cura, alguns tratamentos são eficazes no sentido de diminuir a aparência das mesmas.

O importante é começar o tratamento logo no início. O profissional especializado é o dermatologista. As formas de tratamento vão desde o uso de cremes tópicos, sessões de lazer e peelings e aplicação de ácidos.

Os tratamentos mais usados para estrias são: acido retinóico (estimula a produção do colageno); microdermoabrasão; infravermelho (estímulo pela luz); lazer ablativo e não ablativo e fracionado, subcisão (uso de agulhas nas fibroses). Como dissemos, ainda não há tratamento definitivo. O importante é ter um controle do peso pois a pele vai esticando-se, praticar exercícios, alimentação saudável rica em fibras e colágeno, beber bastante água para hidratar a pele, uso de protetores e bloqueadores solares. Na dúvida, consulte um dermatologista.

A pele é o nosso maior tecido… precisamos cuidar ela como todo o resto do corpo, afinal, ele é Templo do Espírito Santo de Deus.

Com carinho e bençãos

Assinatura Frei Rinaldo ATUALIZADA colunista

Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres