Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e fé: ‘Tracoma, um olhar atento aos nossos olhos’

Queridos internautas;

Deus o abençoe com muita paz e saúde física e espiritual.

Hoje vamos falar sobre uma doença oftálmica muito séria: o tracoma. Ela afeta a conjuntiva, a córnea e as pálpebras. Trata-se de uma bactéria (Chlamydia trachomatis) que provoca uma inflamação crônica. É uma doença muito antiga (Sec 1).

 

Olhar

Tracoma afeta a conjuntiva, a córnea e as pálpebras.

Porém, suspeita-se que essa doença tenha vindo da Europa, no século 18. A forma de transmissão se dá pelo contato com as secreções oculares, nasais e bucais, objetos tocados pelos indivíduos afetados. Em alguns casos, até os insetos podem “passar” a doença. A bactéria fica incubada de 5 a 12 dias.

Os sintomas são: lacrimejamento, irritação nos olhos, cicatrização na córnea e conjuntiva, uma sensação de ter algo estranho nos olhos, coceira, ardume, olhos avermelhados, prejudicando a visão do indivíduo. Em alguns casos há um inchaço na região dos ouvidos.

Quando não tratada direito, a repetição das infecções provocam cicatrizes profundas, úlceras e até a cegueira. Para o tratamento, são feitos alguns exames de laboratório, aplicação de soros, uso de anticorpos fluorescentes na região da conjuntiva. O período de tratamento é longo.

A doença gosta de se desenvolver em ambientes precários. Portanto, para se prevenir dela, alguns cuidados são fundamentais: bastante higiene (lavar as mãos com água e sabão, lavar bem o rosto das crianças). Em fase de tratamento, evitar o uso “comum” de material escolar, toalhas. Fazer uma visita periódica no seu oftalmologista pelo menos a cada seis meses.

Alguns medicamentos como tetraciclina, eritromicina, acitromicina, colírios, pomadas oftálmicas são indicados. Porém, nada de usar medicamentos por conta própria.  Além de não tomar nenhum medicamento sem autorização médica, é importante não interromper os tratamentos quando o processo já foi começado.

Todos nós sabemos da importância dos nossos olhos. A Bíblia nos fala que eles são os “espelhos de nossa alma” (Eclo 13,25; 31,13; Mt 6,22; Lc 11,34).

Cuide bem dos seus olhos, não seja você o agente causador da doença para si mesmo e para outras pessoas. Vamos cortar o mal pela raiz. Isso depende de cada um. Todos merecem e devem ter uma santa visão para maravilharem-se com o espetáculo da criação que Deus nos deu.

Com carinho e bênçãos

Colunista - Frei Rinaldo

 

Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...