A12

Os males da corrupção

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Operação Carne Fraca JS

Imagem: Reprodução

O brasileiro parece estar bastante acostumado com escândalos de corrupção. A Operação “Lava-Jato”, que já dura mais de três anos, revela de forma profunda como os interesses de partidos políticos, agentes públicos e empresários custam caro para o país. 

Agora, temos a maior operação já realizada pela Polícia Federal em sua história. A Operação “Carne fraca” revela a corrupção de alguns funcionários do Ministério da Agricultura e também de funcionários de grandes empresas do mercado de carne. 

A população está assustada diante das questões de higiene e conservação, reveladas pela investigação policial. No entanto, é importante dizer que esse esquema não existe de forma generalizada. A Polícia Federal mostra falhas graves na fiscalização do Ministério da Agricultura em alguns estados, mas a maior parte dos agentes do Ministério parecem fazer seu trabalho de forma correta. 

:: Receba o Jornal Santuário em casa

Portanto não podemos ficar com a sensação de que a corrupção está em todos os lugares. Devemos, sim, escandalizar-nos com as suas consequências: os postos de saúde em situação precária; a falta de vagas em escolas; as estradas ruins, resultados de uma gestão incompetente, com pessoas gananciosas, que, burlando a burocracia do poder público, tiram vantagem do dinheiro dos impostos que nós pagamos. 

A superação dos males da corrupção está na capacidade, que precisamos ter de pensar nos outros, de lembrar as consequências de nossas ações: seja no simples ato de “furar” uma fila ou em um esquema que resulta em vantagem financeira de forma ilegal. É preciso lembrar que alguém será prejudicado, sofrerá as consequências, que poderão ser muito graves. 

Por isso, não podemos nos acostumar com a corrupção. Temos de nos indignar e fazer diferente, insistindo na honestidade, mesmo que a carne seja fraca.