Por Jornal Santuário Em Notícias

300 anos: Preparativos estão a todo vapor em Aparecida (SP)

Em 2017 o Brasil será convidado a celebrar os 300 anos de sua Padroeira. A Maria de todos os brasileiros, aquela que é figura marcante em muitos lares e nas histórias de milagres e bênçãos de milhares de famílias. O povo devoto tem um convite histórico preparado com muito carinho, pelo Santuário Nacional de Aparecida, desde o ano de 2012.

Foto de: Santuário Nacional

Jubileu 300 anos - Santuário Nacional

Intenção é envolver o Brasil em torno de Maria com
eventos preparatórios para que depois, em 2017,
todos celebrem Nossa Senhora Aparecida

O Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida é recheado de coincidências, primeiro com o centenário de Nossa Senhora de Fátima que também ocorre em outubro de 2017, fato que aproximou o Santuário Português do povo brasileiro e o Santuário brasileiro do povo português, principalmente após a entronização da Imagem de Fátima no Santuário de Aparecida, em maio do ano passado. “A coincidência aproximou os dois santuários e as duas devoções a mesma Mãe de Deus, e nesse sentido entramos em contato com o Santuário de Fátima para que pudéssemos fazer uma programação em comum”, conta o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli.

Ele detalha que o Santuário de Fátima já tinha uma programação em vista do centenário e o Santuário de Aparecida em vistas ao tricentenário, mas depois juntaram-se as duas programações e resolveu-se fazer algumas celebrações em Aparecida, motivadas pela devoção de Fátima, e em Fátima motivados pela devoção de Aparecida. “Também temos a intenção de divulgar na Europa um pouco mais a devoção a Nossa Senhora Aparecida e uma boa oportunidade seria essa”, explica.

Dom Darci cita as transmissões que foram feitas diretamente de Fátima para o Brasil, como, por exemplo, o terço transmitido via satélite e a missa celebrada em Aparecida e transmitida para Fátima. A novidade é que em maio deste ano, será feita a transmissão da entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. A TV Aparecida fará toda a transmissão e cobertura.

Segundo o bispo, as TVs Canção Nova e Globo também manifestaram interesse em obter imagens do evento. “Vai ser bom no sentido de que vai envolvendo o Brasil nas celebrações dos 300 anos. Envolve também a Europa através de Portugal.”

Na avaliação de dom Darci José, todos esses preparativos são bons para os dois Santuários, porque há uma divulgação de via dupla. Ele também comenta que a passagem do Papa Francisco pelo Santuário de Aparecida e o fato dele sempre mencionar o Documento de Aparecida nos ambientes da Santa Igreja, têm gerado uma grande curiosidade dos Europeus por Aparecida.

Temáticas da Novena da Padroeira preparam os devotos para o Jubileu

De 2012 para cá, a Novena da Padroeira, em cada ano, tem celebrado um dos mistérios do Santo Rosário. Os dolorosos, os gozosos, os gloriosos e os mistérios da luz, foi-se seguindo o itinerário do Rosário, e em 2016, a Novena da Padroeira fará homenagem aos principais rostos de Maria no Brasil. “Já estaremos no ano imediato a festa do tricentenário, em 2017, portanto, vamos falar dos rostos de Nossa Senhora no Brasil, por exemplo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Copacabana etc. Vamos pegar aquelas expressões devocionais maiores e ter então a devoção trabalhada em cada dia da novena, para que, no ano de 2017, rezemos em cima da temática de Nossa Senhora Aparecida”, detalha.

De acordo com o bispo auxiliar de Aparecida, a intenção é envolver o Brasil em torno de Maria, para que depois, em 2017, todos celebrem Nossa Senhora Aparecida.

Foto de: Arquidiocese de Aparecida

Dom Darci - Arquidiocese de Aparecida

Dom Darci José: "Esperamos que
tenha a presença do Papa Francisco,
que reafirmou o desejo de estar aqui.
Ele disse: 'Se Deus me der saúde, eu
lá estarei em 2017'. É um desejo do
Santo Padre e se tudo convergir para
isso, aqui estará e será uma festa bonita"

Dom Darci lembra que a Imagem de Aparecida tem visitado diversas igrejas, dioceses e arquidioceses do Brasil. A terra de cada Estado visitado tem sido colhida para ser colocada numa linda coroa que será preparada para o Jubileu. “Isto é para dizer que o Brasil inteiro está sobre a proteção da Mãe Aparecida.” 

É interessante também o envolvimento das paróquias, dioceses e arquidioceses que têm recebido a visita da Imagem peregrina, pois acontece uma verdadeira missão. Em algumas cidades, por exemplo, a Imagem tem visitado prefeituras, câmara de vereadores, escolas e até mesmo presídios. “Dessa maneira vamos fazendo uma sadia catequese, sobre a devoção à Mãe de Deus”, comenta.

Membros de todos os locais visitados pela Imagem estarão em aparecida em 2017, congregadas para a grande festa do Jubileu. “Esperamos que tenha a presença do Papa Francisco, na última vez que dom Damasceno esteve com o Papa ele reafirmou o desejo de estar aqui. Ele disse: ‘Se Deus me der saúde, eu lá estarei em 2017’. É um desejo do Santo Padre e se tudo convergir para isso, aqui estará e será uma festa bonita, que também coincidirá com os 10 anos da V Conferência”, observa.

Estrutura física do Santuário trará novidades

Em construção há mais de dois anos, o grande mosaico que revestirá internamente a cúpula do Santuário de Aparecida já está praticamente pronto, a última parte logo será enviada da Itália, deve estar em Aparecida no mês de setembro deste ano e, até o mês de dezembro, o mosaico da cúpula estará terminado. Depois faltarão ficar prontas apenas as paredes que sustentam a cúpula, que são feitas em azulejo. A expectativa de conclusão é para o mês de julho de 2016.

Em outubro de 2016, um magnífico Campanário projetado por Oscar Niemeyer embelezará o Santuário com 13 sinos, que homenagearão os 12 apóstolos e a família Campanha dos Devotos. Foram fabricados na Holanda e estão prontos para embarcar. Devem chegar em dezembro.

Os sinos ficarão expostos em frente à Basílica até outubro de 2016, quando será inaugurado o Campanário, na abertura do ano Jubilar. “Nós também queremos presentear em 2017, na assembleia dos bispos do Brasil, todas as dioceses com uma Imagem de Aparecida. Será feita uma grande celebração neste sentido, para que cada igreja e cada diocese, tenha uma imagem deste ano jubilar como presente do santuário”, conta.

Dom Darci José Nicioli finaliza convidando a Campanha dos Devotos para ser a grande anfitriã do Papa Francisco. “Em 2017 faremos a grande Romaria da Campanha dos Devotos de um modo diferenciado, agradecendo essa grande família que propiciou tudo isso.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...