Por Jornal Santuário Em Notícias

Arquidiocese de Aparecida se mobiliza para os 300 anos

Ao longo da história de sua presença no Brasil, os missionários redentoristas têm se caracterizado como homens da palavra, sobretudo pela pregação das Santas Missões. Desde que elas foram realizadas pela primeira vez na cidade de Areias (SP), em 1897, até hoje, mais de 2 mil cidades já receberam a graça da pregação desse tempo extraordinário da Palavra e da fé.

Em 2017, a arquidiocese de Aparecida (SP) recebe a graça das Santas Missões e já não é a primeira vez que isso acontece. Às vésperas da celebração dos 300 anos do encontro da Imagem, a comunidade local será preparada para vivenciar de forma intensa esse grande momento. A missão virá como resposta a algumas necessidades importantes da arquidiocese, destacando o atendimento de lugares onde não há uma presença da Igreja e ajudando no despertar de novas lideranças.

Foto de: Arquivo C.Ss.R.

Santas Missões 1985

Santas Missões realizadas na arquidiocese de Aparecida
em 1985

A arquidiocese de Aparecida está organizada hoje em 18 paróquias, por isso as Santas Missões serão realizadas em cinco etapas, ocupando todo o primeiro semestre de 2017. A ação missionária deve ter início já no fim deste ano.

O então bispo auxiliar na arquidiocese, dom Darci José Nicioli, com o consentimento do arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, oficializou, no fim do ano 2015, o pedido para a realização das Santas Missões Redentoristas em toda a arquidiocese.

A partir desta solicitação, o Conselho Missionário e a Equipe de Relações Públicas das Missões, em nome da Equipe Missionária, agilizaram encontros com dom Darci e com o clero da arquidiocese de Aparecida para conhecer melhor a razão da solicitação e o contexto histórico, a história da criação da arquidiocese até chegar aos atuais desafios da evangelização enfrentados pelas paróquias e comunidades

Entre os maiores desafios, o bispo citou "a visita às escolas, como forma de atingir a juventude, a atenção aos casais de segunda união e a superação de uma pastoral meramente de manutenção”. Além disso, as missões serão “uma grande oportunidade para fazer um mapeamento da realidade da Igreja, acentuando uma identidade própria da Arquidiocese, ajudando também a deixá-la mais organizada para o futuro". 

História 

Esta não será a primeira vez que a Arquidiocese de Aparecida receberá a graça das Santas Missões. Dessa larga história destacam-se as missões já acontecidas diversas vezes na cidade de Aparecida e nas demais cidades que compõem a Arquidiocese. A cidade de Aparecida, por exemplo, já vivenciou as missões em fevereiro de 1954, em março de 1965, em maio de 1975 e março de 1985. Já em março e abril de 2003 as missões aconteceram simultaneamente nas Paróquias de Nossa Senhora Aparecida e de Santo Afonso, uma vez que nos primeiros anos da década de 1990 a cidade havia sido dividida em 03 paróquias.

No ano de 1985, a missão popular envolveu toda a Arquidiocese de Aparecida preparando as suas comunidades para o Congresso Eucarístico Nacional, que foi celebrado em agosto daquele ano no Santuário Nacional. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...