Por André Somensari Em Notícias

Bispos do Brasil propõem renovação da Iniciação Cristã

55ª Assembleia Geral da CNBB: Plenário com bispos - Foto: Thiago Leon

Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida sediou de 26 de abril a 5 de maio a 55ª edição da Assembleia Geral dos Bispos (55ª AG), organizada pela Conferência Geral dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, situado no pátio do Santuário.

Ao todo, participaram da 55ª AG 308 membros da Conferência, entre cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, bispos prelados, bispos auxiliares e coadjutores, que, durante dez dias, permaneceram reunidos, convivendo, estudando, debatendo e rezando pela Igreja. Além desses bispos, estiveram presentes mais de 50 bispos eméritos, isto é, aqueles que já renunciaram ao governo de Igrejas Particulares e se encontram em um tempo fértil de descanso e em trabalhos diferentes.

O tema central da Assembleia, “Iniciação à Vida Cristã”, foi trabalhado em diversas sessões do encontro. Houve estudos de grupos e plenários que, no final, votaram e aprovaram um texto final, para ajudar as dioceses e comunidades na caminhada de constante renovação da iniciação à vida cristã de crianças, jovens e adultos, visando inspirar a Igreja no Brasil a repensar uma nova forma de fazer a catequese mais integrada à liturgia.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

Outros temas também receberam atenção particular dos bispos, entre eles: “Projeto Comunhão e Partilha”, iniciativa que completou 5 anos e é a expressão da solidariedade financeira com dioceses pobres, principalmente para ajudar na formação do clero; “Pensando o Brasil”, um movimento que tem reunido estudos dos bispos em relação a diversas realidades sociais brasileiras. Neste ano, o trabalho está voltado para a Educação; “Celebração da Palavra de Deus”, um documento para animar comunidades que não podem ter a celebração da Eucaristia em várias partes do Brasil; “Ministros da Palavra”, ligado ao tema anterior, esse documento, analisado pelos bispos, servirá de ajuda para a formação de pessoas que se capacitam para a pregação; “Novas formas de consagração e Novas Comunidades” também foi tema estudado pelos bispos.

Os bispos tiveram quatro sessões privativas. Em uma delas, contaram com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello. Todos os dias, no começo da manhã, às 7h30, os bispos celebraram a Eucaristia no Santuário Nacional e, no fim de semana, dias 29 e 30 de abril, participaram de um Retiro Espiritual pregado pelo monge trapista, dom Bernardo Bonowitz.

Atualmente, a CNBB é composta por 308 membros/bispos, que estão na ativa, e 170 eméritos, em um total de 478 bispos. Os eméritos não votam nas eleições da CNBB. Em todo o mundo, há 5.456 bispos católicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...