Por Jornal Santuário Em Notícias

Combate ao trabalho infantil será tema de evento no Santuário

O Santuário Nacional de Aparecida organizará, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho, um período de conscientização sobre o combate do trabalho infantil. A Semana da Criança, que acontecerá de 9 a 16 de outubro deste ano, tem apoio também do Ministério Público Federal.

O objetivo do projeto é proporcionar reflexões e propor ações para o combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem. A temática enfrenta resistência cultural, já que o emprego de crianças em atividades econômicas, ou de sobrevivência, é aceito com naturalidade por grande parte da sociedade, em contextos em que o menor está em situação de vulnerabilidade social.

Foto de: Reprodução

trabalho infantil

Exploração do trabalho infantil atinge cerca de
3,3 milhões de crianças e adolescentes no país

Este panorama cultural é o que aponta o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, lançado em 2006 pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. A Comissão também apoia a organização do evento em Aparecida.

O início da Semana da Criança no Santuário Nacional, no dia 9 de outubro, acontece com a celebração de uma missa às 8h, seguida de atividades para crianças no espaço Devotos Mirins, no subsolo da Basílica, e uma coletiva de imprensa com as autoridades responsáveis pela realização do evento.

Também haverá entretenimento para as crianças na tarde do dia 10, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, e mais programação de esquetes teatrais, no Espaço Devotos Mirins nos dias 11, 12 e 15. Em 12 de outubro, inclusive, Dia das Crianças e dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, os pequenos serão homenageados na missa das 7h.

No dia 13 de outubro, a TV Aparecida reservará espaço em sua grade de programação, no programa Bem-vindo Romeiro, para tratar o tema. No dia seguinte, uma palestra no Auditório Noé Sottilo, no subsolo da Basílica, abordará a importância da erradicação do trabalho infantil e distribuirá material informativo e orientador sobre a questão. O encerramento da Semana da Criança no Santuário Nacional será com a celebração de uma Missa no dia 16, às 8h.

A iniciativa da Semana partiu do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio de seu presidente, o desembargador João Batista Martins César, e da desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, membro do Comitê. Em junho, os desembargadores, em visita ao cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, propuseram que fosse abordado o tema nas diversas atividades que são realizadas próximas ao dia 12 de outubro no Santuário Nacional. O período foi escolhido pela realização da Novena e Festa da Padroeira do Brasil coincidir com as festividades do Dia das Crianças.

A Igreja Católica tem um histórico participativo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. As Pastorais do Menor espalhadas por todo o país atuam diretamente no enfrentamento deste problema do trabalho infantil.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...