Por Jornal Santuário Em Notícias

Devotos se preparam para viver essência do Natal

Missa Natal - Thiago Leon

Foto: Thiago Leon

O Santuário Nacional, motivado pela celebração do nascimento de Jesus, lança, pelo segundo ano consecutivo, a sua Novena de Natal e chama os devotos da Mãe Aparecida a unir-se em oração. Durante os nove dias os devotos são convidados a se prepararem para a festa da natividade do Senhor, abrindo-se à renovação.

Com o tema Celebrando os 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, o livreto apresenta um caminho espiritual em preparação à celebração do nascimento do Menino Jesus unida à celebração do Ano Jubilar Mariano.

O reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida, explica que neste ano o texto da novena faz um comparativo, promovendo um intercâmbio entre o nascimento de Jesus e o nascimento da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Ele coloca que, para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a festa do Natal deste ano traz um significado ainda maior, já que estamos no Ano Jubilar, celebrando o Tricentenário do encontro da Imagem da Imaculada Conceição, nas águas do Rio Paraíba, pelos três benditos pescadores.

:: Receba em casa o Jornal Santuário

“Podemos dizer que, naquele longínquo outubro de 1717, a voz do anjo anunciando a grande alegria aos pastores se fez ouvir novamente, no instante em que os pescadores recolheram as redes e viram nelas o corpo e depois a cabeça daquela estátua de barro paulista, que se tornou a Rainha e Padroeira do Brasil”, expressa o reitor.

A comemoração do jubileu é enfatizada ao longo do livreto a partir do relato de alguns fatos que marcaram a história da Padroeira do Brasil, como os milagres que ocorreram nos primeiros dois séculos após o encontro da Imagem no Rio Paraíba. O livreto traz ainda nove imagens de quadros criados pelo mestre Chico Santeiro; o primeiro escultor a reproduzir a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A Novena de Natal será transmitida direto do altar central do Santuário Nacional, ao vivo pela TV Aparecida, de 15 a 23 de dezembro, das 11h15 às 12h. Apenas no domingo, dia 18, não haverá a novena, em decorrência das atividades dominicais das comunidades pelo país. 

Inauguração do Campanário 

Este ano, a celebração da solenidade de Natal será marcada por um acontecimento muito simbólico: a inauguração do Campanário. No dia 24, após a missa das 21h, os sinos que tocaram pela primeira vez, assim como tocaram os sinos de Belém, relembrando o nascimento de Cristo.

Como duas mãos que pedem intercessão a Mãe do Salvador, a obra tem a assinatura do arquiteto Niemeyer e, ao centro, apresenta treze sinos que foram produzidos na Holanda. Cada um deles homenageia um bispo, arcebispo ou cardeal que tenha tido laços com o Santuário Nacional. Um dos sinos, o maior de todos eles, é dedicado a São José e a Maria; e faz homenagem à Família Campanha dos Devotos.

O Campanário irá soar em duas possibilidades: primeiro no badalo como os sinos tradicionais e segundo com martelete interno, por meio de um teclado que dará a possibilidade de serem tocados diversos hinos a Nossa Senhora.

:: Obras preparam Casa da Mãe para festa do Tricentenário

:: Acesse - A12.com/campanario

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...