Jornal Santuário

Hipertensão pode ser combatida com boa alimentação

Escrito por Jornal Santuário

16 JUL 2020 - 14H40 (Atualizada em 26 ABR 2021 - 11H09)

Olena Yakobchuk / Shutterstock

A falta de uma alimentação adequada tem sido um fator altamente preocupante entre os brasileiros. Maus hábitos alimentares são um dos principais canais para que a hipertensão arterial venha e se instale no corpo. Mas não se desespere se você é hipertenso, pois isso tem controle, pode ser tratado com medicamentos e uma alimentação regrada.

De acordo com a nutricionista Sara Cristina Caitano, alimentos dos mais variados tipos são aliados poderosos na luta contra a pressão alta, como é o caso do sal light, que diminui a retenção de líquido, ou até mesmo alimentos que possuem fontes de cálcio que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão, como a quinoa, semente de gergelim, soja ou derivados.

Os hipertensos ainda podem contar com a lecitina de soja, que previne danos nas artérias, além do suco de uva e vinho tinto orgânico, que contêm bioflavonoides, que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

A hipertensão também pode estar associada a vários fatores, como a obesidade. É o que conta o nutricionista Omar de Faria Neto. Ele aconselha também praticar atividades físicas para a prevenção e tratamento da doença.

A nutricionista Luana Grabauskas também reforça que a hipertensão está ligada principalmente ao excesso de sódio. Sendo assim, se você acredita ser hipertenso, não tem uma boa alimentação ou já tem diagnosticada a hipertensão, não deixe de procurar seu médico e um nutricionista, pois é fundamental o acompanhamento profissional.

Shutterstock
Shutterstock


Hora de prevenir

Os especialistas entrevistados indicaram uma lista com 10 alimentos muito importantes para prevenir ou ajudar no tratamento da hipertensão. De quebra ainda ensinaram maneiras de prepará-los.

Não perca tempo! Mude sua qualidade de vida!

Aveia:

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

Valor calórico: (por 100 g): 390 Kcal.

Melhor maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Ervas: 

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? Tanto a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho, são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. Assim é possível diminuir a ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares. 

Valor calórico: (por 100 g): 30 Kcal.

Melhor maneira para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Alho:



Que nutrientes tem? Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia – ainda que de forma singela – na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Valor calórico: (por 100 g): 149 Kcal.

Melhor maneira para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.

Leite: 

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? Importante fonte de cálcio não pode ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral, recomenda-se que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura.

Valor calórico: (por 100 ml): 33 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Puro e cozido ou com cereais.

Salmão, sardinha e atum:

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? Ômega 3. Anti-inflamatório e antioxidante que ajuda a limpar as artérias, permitindo que o sangue circule melhor.

Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: grelhado ou assado.

Quinoa:

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? Magnésio. Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos.

Valor calórico: (por 100 g): 347 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: crua ou ao vapor.

Banana:

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? Rica em Potássio, controla a hipertensão, ao contrário do sódio, principal componente do sal.

Valor calórico: (por 100 g): 90 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Cozida ou in natura.

Água de coco: 

graph/Shutterstock
graph/Shutterstock

Que nutrientes tem? É um isotônico natural, possui eletrólitos como magnésio e potássio. Elementos muito importantes para o combate a hipertensão.

Valor calórico: (por 100 ml): 30 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Pode substituir sucos, ser consumido no café da manhã e substituir lanches durante o dia.

Açaí:

Shutterstock
Shutterstock

Que nutrientes tem? É rico em nutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial, como potássio e magnésio.

Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores maneiras para aproveitar ao máximo os nutrientes: Sucos ou polpas congeladas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...