Por André Somensari Em Notícias

Maio: mês das romarias no Santuário Nacional

release_romarias_fevereiro

Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

Maio, mês que a Igreja dedica a Maria, mãe de Deus e nossa mãe. Isso se dá pelo papel de Maria na história da salvação, pela veneração e pelo culto que em torno dela se desenvolveu.

Nos quatro cantos da Terra, muitos romeiros dedicam o mês de maio para fazerem suas romarias aos mais diversos santuários marianos; isso fica evidente no Santuário Nacional de Aparecida (SP), maior santuário mariano do mundo.

A Romaria tem um sentido muito especial aos romeiros. É o momento de visitar a Casa da Mãe, para agradecer alguma graça alcançada ou fazer um pedido especial. Momento sublime, em que pessoas de todas as regiões do Brasil estão unidas em oração.

“Já existe uma tradição no Santuário Nacional que, depois da Semana Santa, nós começamos a receber as diversas romarias vindas de vários lugares do país. O mês, por ser mariano, já atrai os peregrinos, que vêm para agradecer à Mãe, bendizê-la e celebrá-la, de modo particular neste ano em que celebramos o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira. Essas romarias se transformam em um verdadeiro momento de encontro com Deus, por intermédio de Nossa Senhora”, disse padre Rodrigo Arnoso, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

Desde outubro do ano passado, quando se iniciou o ano jubilar e o ano santo mariano, o Santuário Nacional registrou aumento das romarias, devido às festividades em comemoração ao tricentenário.

“Nós temos as romarias que já são tradicionais, grupos que há muitos anos costumam, no mês de maio e meses seguintes, organizarem-se para visitar o Santuário. Mas, nos últimos meses, estamos recebendo muitos grupos novos, e, até outubro, a tendência é aumentar mais. Além disso, estamos registrando aumento nos grupos mais antigos. A romaria do Terço dos Homens em 2016 teve 60 mil participantes, este ano, em quase 80 mil. Terço das Mulheres também aumentou, de 2 mil para 6,5 participantes, comparado com a edição do ano passado. É um tempo de renovação da fé, da vida cristã, de nossa vida missionária enquanto discípulos de Jesus Cristo”, disse padre Rodrigo.

No fim do mês, anualmente, ocorre uma grande romaria. É a Peregrinação Nacional das Famílias, realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, em 2017, sua 9ª edição, acontecerá de 27 a 28 de maio, no Santuário Nacional.

“Esse evento é uma grande oportunidade de reunir as famílias no Santuário da Mãe Aparecida; neste ano de forma especial celebrando os 300 anos do encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul. Nossa expectativa é que compareçam em torno de 3 mil pessoas das mais diversas realidades do Brasil, todas ligadas à ação evangelizadora das famílias. Queremos dizer sim à vida, à família e sermos protagonistas do anúncio do Evangelho da Família”, disse padre Jorge Alves Filho, Assessor Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB.

Confira a agenda de Romarias e a programação completa da 9ª Peregrinação Nacional das Famílias, acessando a12.com/santuario-nacional.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...