Por Jornal Santuário Em Notícias

Milhares de fiéis homenageiam São Benedito

A marcação dos bombos, a síncope das alfaias, a cadência dos repiques e pandeiros, o rasqueado dos chocalhos e afoxés. Em cada grupo, uma dança, um gesto, símbolos, histórias. Em cada movimento, em cada figurino, em cada sabor, ritmo e cor, as marcas de uma devoção popular. Quando os batuques contagiantes das congadas passam deixam pelo caminho, nos corações dos fiéis, o rastro ancestral de uma tradição que já dura 106 anos.

Essa é a Festa de São Benendito, que mais uma vez, reuniu milhares de pessoas nas ruas do centro de Aparecida (SP), para acompanhar a grande procissão em homenagem ao Santo Cozinheiro. Iniciada no dia 05 de abril, este ano a festa termina hoje, 13 de abril. Em 2015 o tema refeletido foi São Benedito homem do serviço e do acolhimento fraterno.

Espírito de união marca festividades

Música, dança, culinária, uma grande mistura de cores, em meio a um clima intenso de amor, união e fraternidade.

A festa reune, todos os anos, aproximadamente 300 mil pessoas, dando mostras da grande devoção a um dos santos mais populares do mundo e a identidade do povo com o religioso que, em vida, foi exemplo de humildade e dedicação a Cristo.

Em Aparecida, ao contrário de outras localidades, a devoção só aumenta e o número de participantes acompanha esse crescimento. A festa é um marco histórico e pode-se dizer que é a maior não só do Brasil, mas da América Latina. São 37 comissões de trabalho e as mais de mil pessoas que prestaram trabalho voluntário.

Um aspecto determinante na festa é sempre o envolvimento total da comunidade de Aparecida, que trabalha em conjunto, com o objetivo de propagar a devoção ao santo negro.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...