Por André Somensari Em Jornal Santuário

Museu do Santuário Nacional recebe obras de Victor Brecheret

Obras Victor Brecheret - André Somensari JS

Foto: André Somensari/JS

O Museu Nossa Senhora Aparecida (Museu NSA), que completou 60 anos em 2016, oferece aos seus visitantes um novo atrativo. Desde o final de março, ele expõe três obras do renomado escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, artista internacional, cujas obras Pietá, Anjo e Madona estão expostas em museus do Brasil, Estados Unidos e Bélgica. A peça mais antiga da coleção, Pietá, foi feita na década de 20 e é a maior, com 73,5 cm. Confeccionada em cimento, a escultura representa a Virgem Maria com Jesus morto nos braços, logo após a crucificação. Já a Madona foi feita na década de 40 em gesso patinado, mesmo material do Anjo, moldado na década de 50, pouco antes da morte do artista. As obras fazem parte do movimento modernista brasileiro, que dominou o cenário artístico do país na primeira metade do século XX.

As obras pertenciam a uma coleção particular e foram doadas ao museu pela filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini.

“Nesse contexto do Homem e o Sagrado (um dos temas da Mostra, localizada no 2º andar do museu), nós introduzimos as obras do Victor Brecheret. Até então, nós e o grande público desconhecíamos essa produção de suas obras de arte sacra. A aproximação desse acervo foi pela Sandra, filha do Brecheret, que, em virtude de sua fé e gratidão a Deus, sentiu-se tocada em fazer essa contribuição a nosso museu, doando as obras de sua coleção particular e possibilitando que mais pessoas tenham acesso à obra de seu pai. Foi uma doação riquíssima para o Museu Nossa Senhora Aparecida”, disse Erica Coelho, técnica em conservação de acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

:: Acesse a página do Museu Nossa Senhora Aparecida

Brecheret foi responsável por introduzir o movimento modernista na escultura do Brasil a partir da Semana de Arte Moderna, em 1922, quando expôs vinte esculturas no Teatro Municipal de São Paulo. É de sua autoria o "Monumento às Bandeiras", instalado no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

O Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tem realizado, nos últimos anos, um processo de revitalização institucional no sentido de alcançar, com maior qualificação, seus objetivos de preservação e comunicação na área de patrimônio.

Visitando o museu – Inaugurado em 8 de setembro de 1956, o Museu NSA está atualmente situado em dois andares da Torre Brasília. No espaço há exposições permanentes e temporárias sobre diversos temas, tendo como pano de fundo a história da devoção à Padroeira do Brasil. Entre os projetos desenvolvidos no local, está o "300 Anos Catequizando com a Mãe Aparecida", que leva os alunos dos grupos de catequese da Arquidiocese de Aparecida ao Museu.
 

Museu Nossa Senhora Aparecida
Torre Brasília do Santuário Nacional
Entrada: R$ 6,00 (Museu + Mirante)
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
Sábado, das 7h às 18h
Domingo, das 7h às 15h30
Feriados, das 8h às 16h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...