Por Deniele Simões Em Notícias

Nova gestão quer fortalecer missão da Editora Santuário

Desde o início do mês, o Grupo Santuário, composto pelas editoras Santuário, Ideias & Letras, a Gráfica Santuário e as Livrarias Santuário, está sob nova direção. A meta da equipe que assumiu é dar continuidade ao trabalho da diretoria anterior e fortalecer a missão do Grupo, com foco no trabalho em equipe.

Foto de: Deniele Simões / JS

Novos diretores - Deniele Simões JS

Padre Mauro Vilela (diretor Administrativo, Comercial
e de Livrarias), padre Ferdinando Mancilio (diretor de
Periódicos) e padre Fábio Evaristo Resende Silva
(diretor Editorial)

Integram a nova direção o padre Ferdinando Mancilio, que permanece desde a gestão anterior como diretor de Periódicos; o padre Mauro Vilela, que responde pela direção Administrativa, direção da Gráfica e direção Comercial; padre Fábio Evaristo Resende Silva, responsável pela direção Editorial; e padre Marlos Aurélio da Silva, que agora coordena a Editora Ideias & Letras.

Padre Mauro Vilela diz ter recebido a missão de coordenar a Gráfica e as áreas administrativa e comercial com muita alegria. “A Editora Santuário é um meio de evangelização dos Missionários Redentoristas que, há mais de um século, vem trabalhando para comunicar através de livros e impressos uma mensagem de paz e esperança, aproximando as pessoas do coração do Cristo Redentor”, justifica.

Ao chegar à Editora, padre Mauro teve uma boa impressão da estrutura da empresa. “Vejo que os padres Jorge, Júnior, Marcelo e Ferdinando dedicaram-se muito nesses últimos anos para dar passos administrativos modernos”, ressalta.

Ele possui larga experiência na área administrativa e antes atuava na TV Aparecida. Mesmo assim, ele avalia que a mudança é grande e, por isso, será preciso conhecer bem a realidade da empresa. “Quero conhecer também o que faz cada um dos 349 colaboradores que temos”, pontua.

Ainda de acordo com o religioso, por enquanto ainda não há um plano de ação elaborado. O que existe de concreto é que a direção trabalhará em conjunto, com cada diretor dando amparo e colaborando com a área do outro. “Nossa Congregação tem por missão o trabalho em grupo”, justifica.

Padre Fábio Evaristo avalia a nova atribuição como um imenso desafio, cujo objetivo final é contribuir com a missão das editoras Santuário e Ideias & Letras. O missionário atuava como formador em seminários mantidos pela Congregação e, paralelamente à tarefa, dedicava-se às atividades pastorais e aos estudos de Filosofia, inclusive tendo feito mestrado na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Ele acredita que, ao assumir a direção editorial, terá a oportunidade de conhecer muitas pessoas e aprender muito com todas elas. “Também espero, dentro de um espírito de equipe, contribuir para o crescimento e aprimoramento do trabalho já realizado”, diz.

Juntamente com os padres que compõem a nova diretoria, ele pretende empenhar-se constantemente para que as editoras cresçam e alcancem ainda mais a vida de tantas pessoas, levando formação humana e religiosa de qualidade.

Já o novo diretor da Ideias & Letras, padre Marlos Aurélio, acredita que os desafios e complexidades existentes ao iniciar o novo trabalho são também chances para o seu crescimento e desenvolvimento.

“Senti que a partir de agora não serei apenas um consumidor de livros, mas vou poder contribuir na produção de alguns deles”, aponta. Para o missionário, esse deve ser um passo bastante significativo em sua trajetória pessoal, já que ele atua também como docente.

“Na vida acadêmica, o livro representa um instrumento imprescindível na formação dos estudantes e por isso sempre fiz e faço uso deles. Porém, na função de diretor editorial vou ter a oportunidade de participar bem de perto do processo de elaboração dos livros”, justifica. Ao falar sobre a direção compartilhada, padre Marlos lembra que, quando se tornam redentoristas, os padres e irmãos assumem um projeto que não é mais pessoal, mas de grupo.

Transição

Foto de: Arquivo Pessoal

Pe. Marlos - Arquivo Pessoal

Padre Marlos Aurélio da Silva, diretor
da Editora Ideias & Letras

A mudança no comando é praxe nas estruturas da Congregação do Santíssimo Redentor, que mantém as editoras e outros meios de comunicação, e visa a dinamizar a vida religiosa dos sacerdotes que atuam nesses locais. 

“Ficar demasiadamente num mesmo trabalho pode criar certa inércia ou pouco dinamismo. Por isso, essa mobilidade nos é muito saudável, amadurece-nos em nossa disponibilidade como religiosos”, explica o diretor de Periódicos, padre Ferdinando Mancilio.

Ele atua na Editora Santuário há quase dois anos, mas já esteve na empresa em outro período, por seis anos consecutivos. Padre Ferdinando espera que a mudança de comando promova a continuidade do trabalho que vinha sendo realizado pela equipe anterior.

Para o missionário redentorista, o fundamental, nesse processo, é a missão da Editora Santuário. “Nós a temos muito clara em nossa cabeça e também no coração, por isso, sabemos por onde devemos e queremos caminhar”, acrescenta.

A equipe anterior de direção organizou um trabalho de transição, para que tudo pudesse ser passado aos novos diretores. De acordo com o padre Mauro Vilela, o processo foi bastante tranquilo e necessário. “Sem transição, é impossível a continuidade do projeto desenhado pelos nossos antecessores”, esclarece.

“Somos muito gratos aos padres Marcelo, Jorge e Júnior, que pacientemente nos apresentaram e nos introduziram nos trabalhos que envolvem os diversos departamentos”, diz padre Fábio Evaristo. Ele também estende os agradecimentos aos colaboradores da empresa, que têm ajudado no processo de adaptação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...