Por André Somensari Em Notícias

OSIB realiza Encontro Nacional em Aparecida

Encontro de Formadores OSIB 2017 JS

Imagem: Reprodução

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizará, de 10 a 14 de Julho no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o Encontro Nacional de Atualização dos Formadores, em que será trabalhada a formação dos formadores dos futuros presbíteros. São esperados cerca de 220 padres formadores no evento, oriundos de diversas regiões do país. O tema do encontro deste ano é A Dimensão Espiritual na perspectiva da nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (O Dom da Vocação Sacerdotal). A OSIB existe há mais de 30 anos e está vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ratio Fundamentalis é um documento da Congregação para o Clero da Santa Sé, que, publicado em 8 de dezembro do ano passado, determina uma série de normativas sobre a formação de sacerdotes católicos. Esse documento do Vaticano substitui o que foi publicado em 1985. O Encontro da OSIB contará com presença e assessoria de Dom Jorge Carlos Patrón Wong – Secretário para a Congregação do Clero (Roma), sacerdote que auxiliou na atualização desse documento da Igreja.

“Nós teremos, neste ano, a assessoria de dom Jorge Patrón, que é secretário da Congregação para o Clero, do Vaticano. Ele foi um dos responsáveis pela redação da Ratio e virá para nos assessorar exatamente na formação da dimensão espiritual dos futuros presbíteros, que é a temática central de nosso encontro”, afirma padre Douglas Alves Fontes, Secretário Executivo da OSIB Nacional.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

Além de dom Patrón, o Encontro contará também com a assessoria de dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, de dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) e Referencial da OSIB Nacional, e com a presença de dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ).

“O objetivo da OSIB é trabalhar a formação dos formadores dos futuros presbíteros, de modo que gerem nos seminaristas um coração sacerdotal, como coração de Cristo; o desafio é termos uma espiritualidade, que também atinja o interior desses formandos, uma formação profunda, desafiadora, gerando amadurecimento nos seminaristas”, enfatiza o secretário executivo da OSIB.

O Encontro da OSIB ocorre anualmente em sedes itinerantes, abordando em cada edição uma dimensão da formação sacerdotal. Após edições em Fortaleza (CE) e Brasília (DF), Aparecida (SP) é escolhida para a edição deste ano, em virtude das comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul e do Ano Santo Mariano, instituído pela CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...