Por Jornal Santuário Em Notícias

Portal A12 é segundo site mais acessado entre católicos

O mundo pós-moderno cada vez mais existe dentro de uma espécie de realidade digital. Há pouco tempo, via-se que o uso da Internet, dos aplicativos e das redes sociais era restrito ao mundo dos jovens; hoje, no entanto, percebe-se que diferentes gerações têm se rendido ao encanto dessas tecnologias.

O público católico é um considerável consumidor de informação na internet e foi com essa preocupação que o Santuário Nacional iniciou, em 2010, um projeto em constante atualização e trabalho. O Portal A12.

Foto de: Divulgação / A12

Equipe A12 - Divulgação A12

Equipe do Portal A12

 

No próximo 8 de setembro muitos bons frutos serão comemorados. O Portal estará completando cinco anos de existência, se consideradas as fases iniciais de testes, que começaram pela necessidade de reunir em um mesmo endereço virtual todos os trabalhos que já eram desenvolvidos pelo Santuário Nacional, pela Fundação Nossa Senhora Aparecida e pelos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo.

“Esse endereço (que se chama domínio) foi adquirido em 2010, contendo o 'A' de Aparecida e o '12' referente ao dia da festa da Padroeira do Brasil. O domínio www.a12.com (url – que é a nomenclatura do endereço completo na Internet) começou agrupando grandes sites existentes: Santuário Nacional, TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Redentoristas. Hoje, o Portal A12 hospeda mais de 30 sites em seu endereço. Os frutos desse trabalho de união são incontáveis, pois nos tornamos o segundo maior Portal Católico do País; atraímos milhões de internautas, romeiros ou não; e produzindo um conteúdo gigantesco de formação e informação, prestando um serviço de qualidade à Igreja e à sociedade”, conta o diretor-executivo padre José Luís Queimado.

O portal faz um trabalho de imprensa que explora principalmente o público católico e tem aprendido a usar as diversas plataformas midiáticas para evangelizar. Uma empreitada ainda jovem, mas que já deu passos significativos, destacando-se com a habilidade de evangelização e não se omitindo diante dos temas políticos, morais e religiosos da sociedade brasileira. “O Portal A12 tem como aspiração ser o portal das boas notícias. Portanto, tentamos ao máximo informar o internauta, evitando somente falar de sangue, de ódio e de violência, que existem na realidade, mas que conquistam espaço de protagonista nas mídias tradicionais. Fazer jornalismo pela Internet é oferecer aos internautas, principalmente ao público-alvo, a oportunidade de reflexão sobre cada matéria publicada, o que está em falta no mercado midiático”, detalha padre Queimado.

Ele também explica que é um trabalho contínuo e um exercício de lapidação do trabalho, conforme as necessidades dos internautas. O público é quem ensina e aponta quais conteúdos quer consumir. “Aprendemos a fazer Internet com o nosso público. As sugestões, críticas, mensagens, orações e interações em geral ajudam-nos a desenhar os projetos do Portal, enriquecendo-o com a participação efetiva de nossos internautas”, partilha.

No trabalho realizado por uma equipe feita quase em sua totalidade por jovens, é procurado produzir conteúdos que, de forma atrativa, convide à reflexão profunda sobre a sociedade. O Portal A12 também traz um conteúdo próprio de séries formativas audiovisuais, textos reflexivos e muita informação e formação, tanto do mundo católico quanto da sociedade em geral. Mas também guarda na plataforma tudo o que o Santuário Nacional, a TV Aparecida e a Rádio Aparecida, a Editora Santuário e o Jornal Santuário de Aparecida produzem e oferecem para o público. “Com certeza, o internauta se identifica com o Portal A12 por ser a página on-line de Nossa Senhora Aparecida. Os Missionários Redentoristas também são responsáveis por boa parte do público do Portal, pois a missão redentorista, as suas obras de caridade e os seus serviços são de grande estima do público que tem contato com esses filhos de Santo Afonso de Ligório”, relata o padre.

Na avaliação de padre Queimado, o internauta do mundo de hoje é exigente na qualidade dos conteúdos, portanto é necessário ficar atento. “Se não oferecermos informações com rigorosa veracidade, sofreremos com a rejeição do site. Resumindo, se eu sou internauta e não gosto da qualidade de um conteúdo, da definição de um vídeo ou do tempo de resposta de uma página, com um click mudo de site; afinal, o leque de possibilidades e de concorrência é bastante amplo.”

Dentro desse contexto também é possível fazer um trabalho inovador, repleto de avanços e possibilidades oferecidos nesta mudança de época. Uma delas é contar como uma participação engajada, principalmente do público jovem,

Segundo Queimado, é a primeira vez na história em que a maioria dos jovens detém o poder da técnica nas mãos. “Os idosos ou os mais velhos, que sempre ensinaram tudo aos mais novos, hoje sabem muito pouco das tecnologias, restringindo-se, muitas vezes, ao reconhecimento de alguns botões das novas plataformas tecnológicas. Os jovens já nascem imbuídos neste mundo.”

Foto de: Portal A12

padre Queimado menor

Padre Queimado é diretor-executivo do
Portal A12

E foi com essa preocupação que o Portal criou há três anos um cantinho reservado e especial para eles, o Canal Jovens de Maria. “Temos de comemorar o fato de existir um canal pelo qual todos os grandes sites que compõem o Portal podem conversar com a juventude. O Santuário Nacional e os Redentoristas, principalmente, ganham muito com essa plataforma de diálogo com os jovens. Com conteúdo dinâmico, este é um dos nossos sites especiais que mais tende a crescer, pois são os jovens, na sua maioria, que comandam a Internet.”

E que venham mais anos

Padre Queimado salienta que o esforço da direção atual é criar projetos de formação para o nosso público. “Os católicos estão famintos por informação e capacitação, e é isso que queremos oferecer nos próximos anos. Oferecer as ferramentas necessárias para a capacitação de todos os líderes que têm acesso à Internet, até mesmo nos rincões mais afastados deste país. E crescer no número de acessos, pois só assim evangelizaremos mais pessoas.”

Nota-se um trabalho gratificante com respostas de satisfação de leitores, internautas e da equipe que trabalha. “Quando nos damos conta de que o projeto é nacional e atinge milhões de pessoas, empregamos ainda mais forças para que tudo tenha mais qualidade, afinal, as pessoas gostam e agradecem quando o conteúdo colabora com a sua formação intelectual, espiritual e humana.”

 

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...