Igreja

Santuário de Santa Cabeça: Um lugar de paz e fé

Escrito por Eduardo Gois

09 DEZ 2021 - 17H00 (Atualizada em 10 DEZ 2021 - 17H16)

Eduardo Gois/A12

Em Cachoeira Paulista (SP), o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça, celebra a Festa de Santa Cabeça neste domingo (12), após um ano de ter, pela primeira vez, cancelado a Festa, devido a pandemia da Covid-19.

A pequena igreja antes da pandemia, lotava o templo com devotos vindos de várias localidades. É um lugar de muita devoção e fé. Localizada a cerca de 1,5 quilômetro de estrada, na margem direita da Rodovia Presidente Dutra, na altura do km 68 (sentido Rio de Janeiro), a singela construção atrai milhares de pessoas ao chamado "circuito de turismo religioso" no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. 

As romarias, partem principalmente do sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e cidades da região do Vale do Paraíba. Entretanto, é comum encontrar turistas de todo o Brasil, que aproveitam a proximidade com o Santuário Nacional de Aparecida ou a Canção Nova para também conhecer o local.

Cercada por morros, montanhas e o canto dos pássaros, a bela paisagem abriga um verde deslumbrante, diversas chácaras, sítios e serve de caminho para pessoas que vêm em romaria, principalmente aos finais de semana.

Pertencente à Diocese de Lorena (SP), o Santuário recebia antes da Covid-19, cerca de 10 mil pessoas no dia da Festa. Em 2021, os fiéis retornam aos poucos.

Eduardo Gois/A12
Eduardo Gois/A12
Padre Pedro Cunha é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Santa Cabeça

O local, que antes pertencia à Paróquia de Santo Antônio, em Cachoeira Paulista, foi oficializado como santuário no dia 26 de setembro de 2010, por decreto do Bispo emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos. 

Ouvindo de repente, o nome pode causar estranheza. Afinal, por quais motivos Nossa Senhora poderia ser chamada de "Santa Cabeça"? Mas tudo tem uma história e uma explicação.

Padre Pedro conta que, desde então, centenas de pessoas da vizinhança vinham até a casa de Joana de Oliveira para rezar e agradecer os milagres que recebiam. A casa tornou-se logo pequena para receber a multidão, que vinha de todas as paróquias vizinhas, a fim de venerar a Imagem de Nossa Senhora. 

O então vigário de Jataí, padre João Graciano de Farias, aconselhou Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a imagem, para angariar fundos e construir uma capela.

História

Por volta do ano de 1829, dois pescadores tiravam o sustento do Rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma Imagem de Nossa Senhora. Eles guardaram a parte da imagem por um tempo, mas, não sabendo o que fazer com a peça, deram-na de presente a um negociante chamado José Corrêa, que vinha do Estado do Rio Grande do Sul com destino ao Estado do Rio de Janeiro.

Ele era uma espécie de caixeiro-viajante e, ao passar pelo bairro do Paiol, pertencente à Paróquia de Silveiras (SP), ofereceu a pequena cabeça a uma senhora de nome Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.

Depois de certo tempo, Joana mudou-se para o bairro de Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista, e trouxe consigo a imagem da santa, reservando um lugar especial em sua casa.

.:: Reveja Galeria de fotos da Festa de 2019

“É um lugar santo, abençoado, cercado por colinas e muitas árvores, lá se ouve todo o tempo o canto dos pássaros”

Principais milagres

Os principais milagres estão relacionados a situações que envolvem a cabeça, o pensamento, a inteligência. Milagres diversos relacionados à saúde, como tumores no cérebro, problemas de visão e audição. “Pessoas que pedem para Nossa Senhora iluminar os caminhos, livrar de maus pensamentos. Muitos também relatam milagres relacionados à depressão, síndrome do pânico, doenças psicoemocionais”, relata padre Pedro.

Entre 2014 e 2019, antes da pandemia, o pequeno Santuário recebia entre 80 e 100 mil pessoas por ano. “Nosso Santuário é pequeno, simples como a casa de Nazaré e a manjedoura de Belém. É bem aconchegante, detalha padre Pedro, que tomou posse no dia 31 de janeiro de 2015.

.:: Veja mais

Reze a oração de Nossa Senhora de Santa Cabeça

Ouça a Consagração a Nossa Senhora de Santa Cabeça


.:: Saiba a diferença entre as devoções Nossa Senhora de Santa Cabeça e Nossa Senhora da Cabeça

.:: Acesse o Site do Santuário e veja mais informações 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...