Por André Somensari Em Notícias

Santuário Nacional celebra o Jubileu da Juventude com o JUMI

jumi

Imagem: Reprodução

J de Julho, de Jubileu, de Juventude e de JUMI, Juventude em Missão! É com esse evento, que o Santuário Nacional congregará jovens devotos de todo o Brasil, de 27 a 30 deste mês, em um grande jubileu da Juventude, a menos de três meses do grande Jubileu Tricentenário. O JUMI vem unir todas as expressões juvenis da Igreja e aproximar os jovens que ainda não têm engajamento com ela.

O JUMI será realizado no Pátio das Palmeiras, com diversas atividades para os jovens, como pregações, palestras, missas, shows musicais, arena eletrônica, terços, consagração a Nossa Senhora Aparecida, entre outras. Haverá seis módulos temáticos (Capela, Jovens de Maria, Vocação, arte e missão, Canção Nova e Hallelzinho) e a programação completa de cada módulo poderá ser vista no site www.a12.com/jovens-de-maria. No Santuário, paralelo ao JUMI, será realizado outro evento jovem no dia 29, o projeto Rota 300, da CNBB.

“O JUMI quer congregar, viver e celebrar esses 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora com a Juventude, unindo todas as suas tribos. Será celebrado junto com o projeto Rota 300 e Hallel Aparecida. Será totalmente voltado para os jovens, em um formato voltado para eles, com muita música e envolvimento, com o tema 300 anos de bênçãos, vivenciando com a juventude a espiritualidade mariana”, disse padre Marcelo Magalhães, C.Ss.R., diretor espiritual da Juventude do Santuário Nacional de Aparecida.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

:: Dioceses banhadas pelo rio Paraíba do Sul sediam Semana Missionária

 ROTA 300

O Jubileu da Juventude marca também o encerramento do projeto Rota 300, parceria da Pastoral Juvenil da CNBB com o Santuário Nacional, que desde 2014 realiza ações em todo o Brasil de modo a celebrar o jubileu tricentenário da Padroeira do Brasil.
Iniciou em 2014 com as visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias de todo o Brasil, com a 1ª Vigília para a Juventude, realizada na Casa da Mãe Aparecida, em 2015; depois foram realizadas a 1ª e 2ª Romaria Nacional da Juventude, em 2016 e 2017, respectivamente. Anterior ao encerramento do Rota 300, a CNBB realizará a Semana Missionária, em parceria com as dioceses banhadas pelo rio Paraíba do Sul.

“Há 3 anos nós da Pastoral Juvenil da CNBB fizemos uma proposta ao Santuário Nacional de fazermos com a juventude, nas  dioceses brasileiras, a peregrinação com a Imagem da Padroeira, e todos os nossos projetos de pastoral juvenil foram tomando uma perspectiva mariana; esse foi o pontapé inicial. E agora estamos encerrando esse grande projeto, já que se aproxima o jubileu tricentenário, com a Semana Missionária de 22 a 28 deste mês e o Rota no dia 29, com uma programação especial na Casa da Mãe Aparecida, com pregações, missa, caminhada e shows musicais”, disse Padre Antônio Ramos do Prado, sdb, popularmente conhecido como padre Toninho, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB.

Um legado deixado pelo Rota 300 foi a Romaria Nacional da Juventude, que, mesmo com seu encerramento, continuará sendo realizada nos próximos anos.

“A continuidade da Romaria da Juventude era um desejo tanto da Comissão da Juventude da CNBB quanto do Santuário Nacional, na figura de seu reitor, padre João Batista de Almeida. Até a edição deste ano, a Romaria foi realizada conjuntamente com a Assembleia Geral dos Bispos. Para 2018, estamos estudando a possibilidade de ela ser realizada após a Assembleia”, enfatizou padre Toninho.

 MISSA DA JUVENTUDE

Outra ação do Santuário Nacional para os jovens devotos é a Missa da Juventude, realizada todo quarto sábado de cada mês às 20h.
A ideia é trazer a linguagem e o espírito juvenil, conduzindo a juventude para um caminho de missão e anúncio de Cristo, aproximando-os da espiritualidade mariana.

 Programação JUMI

 Dia 27/07 (Quinta-feira)
08h00
Distribuição dos Kits, animação e acolhida
13h00 a 17h30 Atividades nos módulos
18h00 Missa no Altar Central
20h00 Show de abertura: Anjos de Resgate

 Dia 28/07 (Sexta-feira)
09h00
Missa no Altar Central
10h30 Palestra no Altar Central
11h30 a 15h30 Atividades nos módulos
16h00 Show com Testemunhos
17h00 Preparação, animação e distribuição de velas
18h00 Missa no Altar Central
Procissão Luminosa no Santuário Nacional
Via-Sacra no Morro do Cruzeiro
22h00 Arena Eletrônica no Centro de Eventos "Padre Vítor Coelho de Almeida"

 Dia 29/07 (Sábado)
09h00
Concentração da Juventude do Rota 300 no Porto Itaguaçu
10h00 Caminhada do Porto ao Santuário Nacional
11h00 Testemunho dos Jovens do Rota 300 nas Tendas
10h00 a 14h00 Atividades nos módulos
14h30 Concentração da Juventude no Altar Central
15h00 Terço e consagração a Nossa Senhora Aparecida
Testemunhos e depoimentos dos jovens do Rota 300
18h00 Missa no Altar Central
20h00 Shows: Eugênio Jorge, Emanuel Stênio, André Florêncio

 Dia 30/07 (Domingo)
08h00 a 11h00
Atividades nos módulos
12h00 Missa de Encerramento
13h30 Abraço ao Santuário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...