Por Jornal Santuário Em Notícias

Vitória (ES) recebe 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Discutindo a ética na comunicação, Vitória (ES), recebeu entre os dias 15 e 19 de julho, o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).

Foto de: Divulgação / CNBB

Muticom - Divulgação CNBB

 

Com mais de 500 comunicadores inscritos, os participantes vieram de diversas localidades do Brasil e até de outros países e aproveitaram o espaço para dialogar sobre uma sociedade rápida e veloz e a necessidade dos meios de comunicação social pautarem alternativas que valorizem elementos, tais como respeito pelas pessoas, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida.

O encontro buscou pensar a comunicação social a partir de valores e princípios. Para tal grandes nomes da comunicação como padre Gildásio Mendes, a doutora em educação, Elisabeth Barros, o teólogo dom Leomar Antônio Brustolin, o jornalista e professor Elson Faxina, e o jornalista Caco Barcelos realizaram palestras e debates.

Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar atividades culturais na cidade, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas.

Vitória foi escolhida como sede do evento por ter uma boa experiência em comunicação na Igreja com canais de rádio AM e FM e a transmissão de missas pela televisão, além de um grupo de pessoas muito engajadas em comunicação.

O Mutirão é um projeto da Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo colocar em comum experiências, conhecimentos e ideias no campo da comunicação. O evento acontece a cada dois anos.

Público diverso

O 9º Muticom vem atraindo não só a atenção de estudantes e profissionais do país. Durante visita ao Brasil no período do encontro, integrantes da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, a Adveniat, participaram do evento. À frente do grupo o presidente da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, dom Gebhard Fürst. Ele falou sobre Internet e as Redes sociais.

Segundo o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), padre Hugo Scheer, o grupo quis conhecer a realidade dos veículos de comunicação do Brasil voltados à evangelização, e também de que forma trabalham e como são as redes de rádio e TV no Brasil, um país de dimensões continentais e de realidade diferente da Alemanha.

Uma das atrações do 9º Muticom também foi a feira da comunicação, uma atividade complementar ao debate proposto no encontro. Segundo a integrante da Comissão de organização, Liandra Zanette, a proposta da feira é mesmo congregar pessoas, conhecimento e troca de experiência entre participantes e expositores. Signis Brasil e Rede Católica de Rádio (RCR) também participaram do Evento.

Aproveitando o grande momento, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e bispo-auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, lançou o Conexão Pascom. De acordo com a organização, a intenção é montar um cadastro nacional dos agentes de pastoral da Pascom de todas as dioceses do Brasil. O Conexão Pascom será uma newsletter que levará informações sobre a caminhada da Igreja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...