Por Elisangela Cavalheiro Em História da Igreja

15. Páginas da História da Igreja

História da Igreja no Brasil - XIV

Continuamos agora falando um pouco mais da evolução sócio – política e econômica do Brasil. Na ultima metade do século XIX ganharam destaque a evolução econômica e cultural do Brasil e dentro dela os fatores que levarão ao fim da monarquia com a implantação do regime republicano no país.

Organização Interna e Política Socio–Cultural

O Segundo Império brasileiro (1831 – 1889) representou para o Brasil uma fase de forte crescimento econômico e cultural, apesar dos conflitos internos e externos. No contexto interno o maior conflito desta época seria a famosa Revolução Praieira (1848) acontecida em Pernambuco.

Economia

A base da economia continuava sendo a agricultura, tendo em vista o abastecimento do mercado externo. Os principais produtos de exportação eram o açúcar, tabaco, couro e aos poucos começava a entrar também o café.

Já que a importação de escravos tinha sido proibida (o comércio interno continuou), começou a aumentar o afluxo de imigrantes estrangeiros.Até 1850 chegaram aproximadamente 12 mil imigrantes. De 1855 a 1862 a média anual de imigrantes alcançava 19 mil.

Pequenos bancos locais foram fundados a partir de 1836 (Ceará - 1836; Rio - 1838; Maranhão - 1846; Bahia - 1847 e Pará - 1851), mas por lei instituída em 1853 o governo imperial tinha o monopólio da emissão de moedas através do Banco do Brasil que tinha sido criado em 1808.

Ainda nesta época aumentou bastante o comércio marítimo e a tonelagem também aumentou. Em 1873, 29% dos navios eram movidos a vapor. Em 1854 foi construída a 1ª ferrovia pelo Barão de Mauá. De 14,5 até 1889, já eram 9,5 mil Kms de ferrovias construídas.

Em 1853 foram construídos os primeiros sistemas de telégrafo e até 1889 já eram 18,5 mil Km de linha. Em 1874 foram introduzidos os telégrafos submarinos, também por obra do Barão de Mauá.

De 1846-47 para 1874-75 as exportações cresceram de 55,7 para 208,4 mil contos e as importações de 55,7 para 167,5 mil contos (1 conto = 1000 réis).

As taxas cambiais variavam de 26 a 31 pence por mil réis. Em 1850 foi promulgado o Código Comercial e seu regulamento. Outras leis regularam o processo de cobrança de impostos e taxas.

Em 1853 o Barão de Mauá também fundou uma companhia para iluminar a gás a cidades do Rio.

Política Na área política a situação se acalmou e praticamente durante todo o império o partido liberal e o conservador se revezaram no poder formando os gabinetes ministeriais e comandando o parlamento.

Cultura No campo da cultura o período que vai de 1837-70 representou o despertar da consciência nacional em todos os campos da produção, mas a influência estrangeira continuava, sobretudo, a influência francesa e alemã.

Entre outros, os grandes nomes de destaque deste período foram Gonçalves Dias (Da escola chamada de Panteísmo - Naturalismo), Castro Alves (caracterizado como Poeta Social) e José de Alencar (Indianismo).

Novos dados sobre o Segundo Império

A partir da Guerra do Paraguai que terminou em 1870 as mudanças continuaram acontecendo de modo muito mais veloz e em todos os campos. No comércio, o valor cresceu de 300 mil contos em 1866 para 400 mil em 1888. Em 1872 realizou-se o primeiro recenseamento do país. No setor dos transportes as ferrovias cresceram de 513 Kms em 1866 para 3,4 mil Kms em 1872.

Em 1873 a cidade do Rio de Janeiro foi iluminada a gás e em 1874 foi instalado o 1º cabo transatlântico de comunicação. Em 1861 foi criado o Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Na agricultura o café já começava a substituir a cana de açúcar. Em 1860 o café representava 48,8% das exportações.

A Inglaterra continuava tendo a preferência no comércio bilateral com o Brasil pelos tratados de 1810, 1827. Só em 1844 foi adotada nova política econômica.

Em 1850 existiam apenas 50 fabricas no Brasil, em 1889 já eram 636 e empregavam 54 mil operários. Importante deste período foi a criação da Escola Politécnica (1837) e a realização de exposições regionais e nacionais.

Nos transportes as trilhas indígenas começavam a ser substituídas por estradas de tropas. No Norte-Nordeste ainda hoje persistem as "Estradas de Gado" também conhecidas como “Boiadeiras”.

Os principais meios de transportes eram as Tropas e tropeiros que tocavam suas mulas, Carroças e Coches onde as distâncias fossem mais curtas.

Dos pousos e pousadas e dos currais surgiriam mais tarde algumas das mais prósperas cidades de hoje.

Em 1861 foi inaugurada a primeira rodovia de Brasil. A navegação de Cabotagem e os portos foram sendo melhorados e ampliados, mas ainda se enfrentava o velho problema da concorrência estrangeira. Os rios continuavam sendo aproveitados na interiorização e aos poucos passaram a se fundar companhias fluviais.

A Imigração

Até 1808 somente portugueses podiam vir ao Brasil. A presença estrangeira só era permitida por causa dos tratados e acordos comerciais. Nova Friburgo, no Rio de Janeiro foi a primeira colônia de imigrantes fundada no Brasil (1818). Ao longo do 1º e 2º império fundaram-se novas colônias e aumentou a imigração. Para isso formaram-se sociedades colonizadoras e criou - se o sistema de parcerias.

Durante o 2º império: Nos últimos tempos do Segundo Império a imigração e colonização alemã cresceram de maneira acentuada e tivemos a melhoria da legislação e política imigratória. Com a diminuição do tráfico de escravos, aumentou a entrada de imigrantes no Brasil.

Os italianos que chegaram eram levados para trabalhar na cultura do café, sobretudo no estado de São Paulo. Com isso vai acontecer uma evolução nos métodos agrícolas, com a utilização das experiências e métodos que foram trazidos da Europa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...