Por Redação A12 Em Igreja

Procissão encerra Festa de Folia de Reis em Natal (RN)

Foto de: Caninde Soares

Festa de Santos Reis - Caninde Soares

Fiéis acompanham procissão de Santos Reis de 2014.

De tradição portuguesa, a Festa de Santos Reis se espalhou pelo Brasil com muitas manifestações religiosas e culturais. A comunidade do Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis, da Paróquia da Sagrada Família em Natal, no Rio Grande do Norte, celebra nesta terça-feira (06) a festa dos co-padroeiros da cidade com uma grande procissão.

 

As homenagens aos magos Gaspar, Belchior e Baltasar começaram com um tríduo no último sábado (02), além de uma extensa programação religiosa e cultural. 

As comemorações se encerram na tarde de hoje com a tradicional procissão com as imagens dos Santos Reis Magos, às 16h, e logo em seguida a Santa Missa de Encerramento presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

A Festa de Santos Reis, atualmente uma das maiores festas de padroeiros da cidade do Natal, retrata a grandiosa manifestação de fé e devoção popular celebrando o nascimento de Jesus e o momento em que os três reis magos foram visita-lo levando presentes.

Foto de: Arquivo da Paróquia

Santuario de Santos Reis em Natal

Um pouco de história - A primeira Igreja construída em Natal, sob a invocação dos Três Reis Magos, foi a Capela do Forte, construção que segundo os historiadores teve início em 6 de janeiro de1598.

Até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada Festa dos Reis Magos, fazia-se dentro da própria fortaleza, quando foi construída uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde foi celebrada até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.

 

As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa a Capitania do Rio Grande.

No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. Após 18 anos foi criada a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa, à categoria de Santuário, chamando-se Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis. 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...