Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral da Criança dá dicas para garantir a segurança das crianças na hora da brincadeira

Datas comemorativas como o Natal, dia da criança e aniversário, são sempre motivos para presentear as crianças com brinquedos. Quanto mais luzes, sons e movimentos, maior a fascinação das crianças de todas as idades.

Reprodução

Pais devem prestar atenção a idade indicativa
na hora de comprar brinquedos para as crianças.

É preciso que os pais prestem atenção em itens básicos de segurança, como a idade indicada para a utilização do brinquedo, presença de peças pequenas e sons altos.

Uma pesquisa realizada pela Organização não governamental Criança Segura, de São Paulo, mostra que crianças até três anos de idade estão mais sujeitas a engasgos, pois tendem a colocar os objetos na boca. Anualmente, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocamentos e mais de 73 mil são hospitalizadas por quedas relacionadas a brinquedos.

Brincar é importante para o desenvolvimento das crianças e os brinquedos oferecem diversão, entretenimento e contribuem para o aprendizado, porem, para garantir a segurança das crianças, é preciso que os adultos estejam atentos às normas de segurança.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é um dos órgãos que fiscaliza e certifica os brinquedos, de acordo com a faixa etária, assegurando a segurança necessária. Desde 1992, a certificação de brinquedos é obrigatória no Brasil. Brinquedos comercializados no mercado informal oferecem riscos à segurança das crianças, desde a ausência das informações obrigatórias, como a faixa etária, até a presença de metais pesados (chumbo, cádmio, tintas, etc) ou de bordas cortantes e partes pequenas que podem ser engolidas ou inaladas. 

Os testes aplicados pelo Inmetro avaliam os principais itens de segurança, quais sejam: impacto e quedas (pontas cortantes e agudas), mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca), composição química (metais nocivos à saúde), inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo) e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

No site da Pastoral da Criança existem algumas dicas para garantir a segurança das crianças na hora da brincadeira. Clique aqui.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...