Por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. Em História da Igreja Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H56

História da Igreja na América Latina (parte 3)

No Século XVI, Portugueses e espanhóis encontram nossas terras ocupadas 

Quando os portugueses e espanhóis chegaram ao Brasil e ao restante do continente que hoje é chamado de América Latina, já encontraram nossas terras ocupadas. Nem o Brasil e nem a América Latina foram "descobertos" no real sentido do termo. No espaço que hoje é chamado de Brasil, por exemplo, vivia uma população que tinha de 06 a 08 milhões de indígenas, segundo os números mais conservadores. No restante da América Latina espanhola calcula-se que fossem de 20 a 30 milhões de indígenas. Existem varias hipóteses que explicam a ocupação de nosso continente, todas elas com as suas variantes, afirmações ou questionamentos. 

A Marcha de Oeste para Leste:

A hipótese mais provável que explica a ocupação das terras do continente americano afirma que os primeiros ocupantes aqui chegaram depois de cruzar o Estreito de Bering que separa a América da Ásia, bem ao norte do continente, descendo o continente em levas sucessivas do norte para o sul. Outra hipótese estudada afirma que o homem pré-histórico aqui chegou passando de ilha em ilha vindo da Polinésia, navegando em frágeis embarcações. A teoria de ocupação de nosso continente afirma que os primeiros seres humanos aqui chegaram há 60 mil anos antes de Cristo. A primeira hipótese é mais provável pelos seguintes motivos: 

- Os testemunhos Pré-Históricos achados no norte são mais antigos e as conclusões trazidas pelos estudiosos são mais categóricas.
- Estando no continente houve rotas de penetração e o homem chegou ao sul vindo pelas cordilheiras e espalhando-se pelas planícies.
- Há uma proximidade, até mesmo sanguínea, entre os indígenas da América do Norte com os da América do Sul.

Uma curiosidade: Uma agência Francesa afirmou que até hoje já viveram 80 bilhões de pessoas no mundo (Em 2011 éramos 6,5 bilhões de pessoas), porém, se o ritmo de crescimento se aproximar de alguns povos europeus como o Alemão, no ano 2.400 a população humana (raça) estará extinta na face da terra.

Ocupação de nosso continente

O continente Latino-Americano foi ocupado do norte para o sul por levas sucessivas de povos .

As totalidades Histórico-Concretas de alta cultura:

A grande marcha de ocupação do planeta terra se fez do Oeste (da Ásia/África) para o leste (América), pois as primitivas civilizações de alta cultura são encontradas nessas regiões.No Período Mesolítico (09 mil AC) encontramos o princípio do cultivo que levaria o ser humano à sedentarização; encontramos a produção de alguma forma de cerâmica e ainda alguns princípios de arte decorativa, mas a verdadeira Revolução se daria no período do Neolítico, com a prática da Agricultura, especialmente dos cereais. A chamada "Revolução do Neolítico" aconteceu por volta de 10 mil anos antes de Cristo.

A domesticação de animais levaria ao pastoreio e daí à vida urbana. O aumento da produção permitiria o aumento demográfico e com ele a diversificação social. No sul da Mesopotâmia seriam formadas as Cidades-Estados que também seriam encontradas aqui na América, com algumas características específicas. Estas altas civilizações são chamadas pelos teóricos que as estudam de Totalidades Histórico-concretas ou são chamadas ainda de Grandes Culturas Primarias, pois em sua maioria praticam as formas primárias de economia, qual sejam a agricultura e o comércio dos excedentes produzidos.

      Revolução do NeolíticoRevolução do Neolítico

A agricultura foi o motor da sedentarização e da urbanização dos povos primitivos. 

Temos desta forma, no mundo todo, as Grandes Civilizações de Alta Cultura a contar desde a antiguidade:

No oriente Médio e Ásia Menor (Turquia atual):

- Grandes civilizações da região da Mesopotâmia originárias dos sumérios e semitas: Acádios, Babilônicos, Assírios e outros povos menores;
- Egito: Civilização que se organiza em dinastias e impérios dependente do Rio Nilo;
- Civilização e cidades-estados da Ásia Menor: Hititas, Hurritas, Cidade-estado de Ebla, Mitani e outras;
- Os Povos do Mar: Destaque para os Fenícios e Hicsos;
- Medos, Persas e Elamitas;
- Povos menores: Judeus (Hebreus), Arameus, Filisteus, cidade de Petra;
- Os povos das estepes Euroasiáticas: Hunos e Mongóis. 

Sudeste Asiático e Extremo Oriente:

- As grandes civilizações do planalto indiano; 
- Grandes dinastias Chinesas; 
- Civilização milenar do Japão. 

Áreas de Contato:

Todos os povos e grandes civilizações de alta cultura acabavam se encontrando e se comunicando de alguma forma, em algumas áreas de contato. Apesar da luta ou da guerra entre povos historicamente inimigos, de alguma forma elas acabavam influenciando e sendo influenciados. Nas trocas comerciais e nas rotas que se formaram sempre terminava por acontecer um intercâmbio de cultura e alguma forma de miscigenação.

Ásia Central e Estepes: Aqui cruzaram e uniram-se alguns povos como os Semitas, Indo-Europeus e Asiáticos. Esta área de passagem e imigração ocupa um período conhecido como Pleistóceno durando até o século XVIII de nossa era. Hunos, godos, turcos, mongóis e citas em épocas distintas passaram por aqui.

Mediterrâneo Oriental: Tornou-se o centro geopolítico vertebral da história mundial até o século XVI, pois aqui se confrontaram povos distintos e importantes como as civilizações provenientes da Ilha de Creta, os fenícios, povos da Ásia Menor, Egito e Oriente Médio. Desta mistura de povos é que sairiam os portugueses e espanhóis que mais tarde passaram à América.

Pacifico: Foi a área de irradiação das culturas provenientes da Polinésia passando às Américas pelo Estreito de Bering ou de ilha em ilha, pois eram povos de ótimos navegadores

Caravela portuguesa

Portugueses e espanhóis trazem em seu sangue a mistura de tantas raças e povos. 

Indo-Europeus e Semitas:

Falamos acima das áreas de contato e apresentamos agora os principais povos fundadores da maioria das Altas Culturas e Civilizações:

Os Indo-Europeus

Expandiram-se do norte (Do Rio Reno ou Danúbio até as Estepes Asiáticas) em direção ao sul a partir do 3º Milênio antes de Cristo, tornando-se vencedores por causa de sua superioridade baseada no uso do ferro, do cavalo e do carro de guerra. Incluem-se nesta categoria os Hititas, os Hicsos, os Cassitas, os Arianos (Eólios, Dóricos e Jônicos) da Grécia, os Pré-itálicos que são anteriores aos romanos e por fim os Medos e Persas (localizados no Irã atual).

Da mistura destes povos formou-se a totalidade cultural dos gregos e romanos que vão marcar época na histórica com a Antiguidade Clássica.

Os Semitas

Estes povos originais, por sua vez, partiram do sul em direção ao norte e ocuparam todo o chamado Crescente Fértil, região que cobre o Oriente Médio e boa parte da Ásia Menor (Turquia atual): Acadianos, Impérios da Babilônia, Assírios, Fenícios e Arameus são incluídos nesta categoria.Todos eles trazem em seu rosto a marca do sol, do deserto, sendo uma raça marcada pelo esforço aguerrido de sobrevivência.

Concluindo podemos afirmar que os povos da América Latina, assumindo uma herança da Península Ibérica são como que um cadinho onde todos os caminhos e povos se cruzam.

 

padre_inacio_medeiros_articulistaPadre Inácio Medeiros, C.Ss.R.  
Mestre em História da Igreja 
pela Universidade Gregoriana

Escreve série sobre a  
História da Igreja no Brasil  
para o A12.com

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...