Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Santuário Mãe de Deus de Porto Alegre celebra título estadual

O Santuário Mãe de Deus dedicado à padroeira da Arquidiocese em Porto Alegre (RS) foi declarado Monumento Arquitetônico e Religioso da capital gaúcha. O documento foi assinado no primeiro dia do ano, durante a realização da 26ª edição da Romaria de Nossa Senhora Mãe de Deus. Para os religiosos que dirigem a comunidade, a expectativa é concretizar parcerias com o governo estadual e poder realizar melhorias para atender melhor os fiéis que visitam o Santuário. 

Foto: Santuário Mãe de Deus. 

Fiéis reunidos no dia da festa da padroeira, celebram a assinatura da lei que beneficiará o Santuário gaúcho. 

 

Segundo o administrador do Santuário, padre Antonio Vieira, C.Ss.R, a igreja foi construída com o objetivo de ser para o Estado "um ponto de oração e piedade popular" da devoção mariana. "Esse Santuário foi construído para ser um ponto religioso, um ponto de oração e piedade popular, para ser um santuário mariano", frisou ao A12.com por telefone. 

Padre Antonio, ao recordar a história do templo religioso, falou do sonho do então arcebispo, dom Cláudio Colling para a construção da igreja e do desejo do Papa João Paulo II de que toda diocese tivesse um templo dedicado a devoção mariana, e no que se tornou o local na atualidade.

"O Santuário Mãe de Deus foi construído em um local muito bonito, e acabou se tornando um ponto privilegiado para quem quisesse ver toda a cidade de Porto Alegre. Daqui do Santuário podemos ver toda a cidade e seus pontos turísticos e mais cinco municípios vizinhos". 

Com esse atrativo, o administrador explica que o local chega a receber de 1.000 a 1.500 pessoas por dia na estação do verão. A partir da lei que sancionou o local como monumento estadual, o Santuário espera poder receber melhorias na rua que dá acesso a igreja e um linha de ônibus urbano para facilitar o acesso dos fiéis. 

"A grande expectativa é que possamos transformar esse Santuário, que já é um local muito visitado, em um ponto turístico e religioso estadual e conseguir melhorias para melhorar o aspecto físico e conseguir dar acesso a todas as pessoas". 

"Estamos satisfeitos e felizes com essa lei, e o nosso sonho é ver esse Santuário mais movimentado e bonito", completou o administrador. 

O Santuário Mãe de Deus foi construído por iniciativa do então arcebispo metropolitano, Dom João Cláudio Colling com o apoio financeiro da Diocese de Colônia da Alemanha. Uma imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, esculpida em madeira no norte da Itália, foi doada pela Congregação dos Padres Orionitas e colocada no interior do Santuário. Ela foi benta pelo Papa João Paulo II em Roma, em 1988. Na inauguração do Santuário, no dia 20 de agosto de 2000, esteve presente o arcebispo de Colônia, o cardeal Joachim Meissner. Desde 2010, o Santuário é dirigido pelos Missionários Redentoristas. 

Foto: Santuário Mãe de Deus. 

Dom Jaime e o prefeito em exercício de Porto Alegre, 
Sebastião Melo, ao assinar a lei. 

Conheça o Santuário Mãe de Deus e sua história visitando o site www.santuariomaededeus.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...