Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Igreja

Missão: mostrar a atualidade de Deus no hoje da história

Missionar é tarefa de todos os cristãos. Para isso, temos de conhecer e amar cada vez mais a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo.

Desde muitos anos a Igreja celebra o mês de outubro como o mês missionário. Seu objetivo é fazer com que os cristãos reconheçam a necessidade de levar a luz e a graça de Jesus Cristo a todos os homens, fazendo com que muitos dos que agora o ignoram, o reconheçam e o amem, recuperando a originalidade do compromisso cristão assumido no dia do batismo, sabendo que “todo cristão é missionário”.

Por isso, celebrar Outubro como mês Missionário, é celebrar a festa da catolicidade e da solidariedade universal. Isso se faz recordando a missão central ou fundante da Igreja, agradecendo ao mesmo tempo a Deus pelo dom da fé. Assim, cada cristão que se disponibiliza a ser corresponsável na tarefa de evangelizar o mundo, assume o compromisso de, em primeiro lugar viver e testemunhar aquilo que anuncia, mostrando ao mundo, pelo seu viver e depois pelo seu agir, a alegre notícia da salvação concedida por Deus a todo o gênero Humano.

Todos os seres humanos, especialmente os que já receberam o primeiro anúncio da fé, são convocados para um compromisso missionário fundamental: anunciar a todos os povos e a todas as gentes a verdade sobre Jesus Cristo, sobre a Igreja e sobre o Ser Humano, trabalhando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Afirmamos então que, assumir um compromisso evangelizador é ao mesmo tempo uma graça e um dom, levando a pessoa a engajar-se na Igreja local e particular em que participa, pois ali começa a missão que depois ganhará uma dimensão de universalidade. Trata-se, portanto, da globalização da fé e do compromisso cristão, de forma alegre e atual, como nos pede tanto o Papa Francisco.

Precisamos ler os dons e carismas na realidade da Igreja de hoje, pois há necessidade de se procurar caminhos novos, com criatividade, que devem estar em consonância com as inspirações do Espírito Santo.

Concretamente, vejamos o que cada um de nós pode fazer para assumir esta dimensão da missionariedade da Igreja a partir da comunidade onde vivemos:

a) Trabalhar com afinco na promoção de vocações missionárias;
b) Reconhecer o trabalho dos missionários que já atuam nas “áreas de missão”;
c) Engajar-se no esforço missionário da Igreja pela oração e por gestos concretos de partilha e de solidariedade;
d) Testemunhar a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo no ambiente onde vive e trabalha. 

Fundamentos Teológicos da Missão: 

Cristo foi enviado pelo Pai para anunciar o Reino de Deus. Para que a Boa Nova chegasse a mais e mais pessoas, associou a si os discípulos e os apóstolos como missionários, continuadores de sua missão. Entre as pessoas ligadas à missão de Jesus encontramos sua mãe, Maria. Ela foi a primeira a assumir este compromisso, vivendo-o plenamente. Por isso, ela é para nós a “Estrela da Evangelização”.

A Igreja se fez a continuadora da Missão de Jesus, quando Ele voltou para o Pai, devendo ser no mundo, sinal visível do Reino de Deus. Neste Reino, inaugurado por Jesus, todas as pessoas têm a sua dignidade recuperada, pois a base do Reino de Deus é o mandamento novo da fraternidade. Por ele não deve mais haver distinção de raça, cor ou nacionalidade.

No novo reino, instaurado por Jesus, todos, mulheres e homens, são chamados e enviados a anunciar este mesmo reino: “Vai e anuncia aos irmãos”. Este mandato que Ele deixou aos apóstolos lá na Galiléia continua reboando ao longo dos tempos. Na Igreja, povo de Deus ministerial, fortalecido por dons e carismas, o leigo cristão, seja jovem ou adulto, tem a mesma responsabilidade: assumir um empenho missionário, trabalhando pelo Senhor.

O Espírito de Deus suscita em toda parte formas variadas de evangelização no hoje da Igreja e do mundo. Mulheres e homens, todos somos convidados a perceber a hora missionária da Igreja no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo. A Graça do Espírito Santo continuamente faz com que a Igreja se desperte para a missão: anunciar o Evangelho até os confins da Terra, respondendo aos fortes apelos que brotem da realidade.

 

Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Vigário Provincial
Província São Paulo 
Araraquara

 

 

Leia também: Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2013. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...