Por Redação A12 Em Dúvidas Religiosas Atualizada em 19 OUT 2020 - 10H46

O que devo fazer quando sinto que minha fé está enfraquecendo?

Foto: Thiago Leon / Edição: Rosane Pereira
Foto: Thiago Leon / Edição: Rosane Pereira


A fé deve ser cultivada a cada dia. A participação na missa, nas atividades da comunidade, as orações pessoais, a leitura bíblica, o sacramento da penitência e algum trabalho de ajuda a pessoas necessitadas são algumas atitudes que ajudarão no cultivo da sua fé. Mas nem sempre podemos senti-la de maneira constante. Há tempos em que algumas situações podem interferir e não sentimos aquele ardor que tínhamos antes: pode ser o stress, alguma situação de ansiedade, angústias, etc. Isso é fase, depois passa e faz parte também do crescimento da fé.

Toda fé tem de ser amadurecida e o seu amadurecimento passa também por situações que vão provar ou dar qualidade à fé. A fé de uma criança é diferente da fé de uma pessoa adulta. Em Eclesiástico 2, 1-2 podemos refletir sobre a fé, “Filho, se pretendes servir ao Senhor, permanece firme na justiça e no temor e prepara-te para a provação. Governa teu coração e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de sabedoria e não te perturbes no tempo da adversidade”.

Ivan Simas
Ivan Simas


Santo Afonso dizia que a oração mais perfeita não é aquela feita no momento de fervor da fé, mas aquela quando estamos nos sentindo frios na fé, porque é aí que se mostra que verdadeiramente fizemos a opção por Deus. É fácil rezar quando temos vontade, é difícil rezar nos momentos de frieza espiritual. Mas se permanecer firme na opção por Jesus, é porque realmente está madura e sabe da sua importância para a vida.

Shutterstock
Shutterstock

Os grandes santos também passaram por esses momentos de frieza na fé. Basta ver Madre Tereza de Calcutá, que passou anos sentindo-se na aridez espiritual, mas, por mais ou menos 50 anos, nunca deixou de agir como Deus, acolhendo aqueles que encontravam abandonados. Mantendo-se no caminho de Deus, é possível sentir-se acolhido por Ele e protegido. Ele não se afasta de quem se sente só.

Na Carta de São Tiago 2, 14-18 podemos aprender uma lição sobre a Fé. "Assim também a fé, se não tiver obras, está totalmente morta" (Tg 2,18).

Há momentos em que a fé parece estar ausente, a vida fica sem sentido, acaba aquele ardor de antes. É natural que isso aconteça, mas é um momento de prova da sua fé, quando você deve perseverar na oração, mesmo que não tenha vontade de rezar.

Às vezes a vida fica sem graça, falta a alegria, o entusiasmo, energia a gente olha pra enxergar Deus e parece que Ele resolveu sumir. É claro que não! Deus continua ali pertinho de você, mas se esse momento de turbulência interior não te deixa enxerga-lo com o coração, algo está impedindo você entrar na intimidade com Deus. É preciso descobrir o que é. Mas é importante enfrentar esse momento sem se deixar levar por Ele.

Tudo passa, só Deus não passa. Ele continua conosco. Ele está com você!

14 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...