Por Jornal Santuário Em Notícias Atualizada em 18 MAR 2019 - 11H59

Pesca da Imagem de Aparecida é milagre divino?


Thiago Leon
Thiago Leon


“A partir da fé, vamos sentindo, vendo e até fazendo comparações com as nossas vidas, de como Deus se manifesta.” Isso é o que diz a historiadora Tereza Pasin, ao tentar encontrar uma explicação para a pesca da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717. “Qual a pessoa católica que não gostaria de abraçar Nossa Senhora?”, questiona, ao referir-se à devoção dos fiéis à Padroeira do Brasil.

Tereza é autora do livro Senhora Aparecida – Romeiros e Missionários Redentoristas na História da Padroeira do Brasil (Editora Santuário, 2015), que detalha a pesca da Imagem.

Segundo relatos da obra, a imagem foi encontrada no mês de outubro daquele ano, quando aconteceria a visita de dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos e sua comitiva à Vila de Guaratinguetá.

A comida que seria oferecida à comitiva era peixe e, para obter o ingrediente principal do prato, três pescadores foram convocados pelas autoridades: João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso. “Foram até o porto de José Correia Leite, na altura da hoje cidade de Roseira e vieram remando, em um mês pouco favorável à pesca. Ao chegarem próximo ao porto Itaguaçu, depois de bastante fatigados, João Alves novamente lançou sua rede de arrasto e sentiu que a rede trazia uma esperança”, escreve a historiadora.

O pescador encontrou o corpo da Imagem sem a cabeça e, com respeito, depositou a peça na canoa. “Continuaram a pesca e, como um sinal, encontra em sua rede uma cabeça e, juntando ao corpo, é a da Imagem da Senhora da Conceição. João Alves a protegeu com um pano”, relata Tereza Pasin.

Após a pesca da Imagem, os peixes começaram a aparecer em grande quantidade e, assim, conseguiram garantir a refeição das autoridades e da comitiva que estava visitando a Vila na ocasião.

Origem da Imagem

Leia MaisLivro "Senhora Aparecida" conta história da Padroeira do Brasil De acordo com a historiadora, a Imagem de Nossa Senhora teria sido esculpida por volta do ano 1600. “A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece.

Não há informações sobre como a Imagem foi parar no rio Paraíba, antes de ser resgatada, mas apenas conjecturas. Para a historiadora, a Imagem tanto pode ter sido jogada por alguém que quis se desfazer da imagem quebrada, ou a peça poderia estar abrigada em uma capelinha na cidade de Roseira, quando foi arrastada por uma enchente. “A capelinha desapareceu; isso foi escrito por um padre em 1956, que fala dessa enchente”, pontua.

Chama a atenção um detalhe que diferencia o encontro da Imagem de Aparecida: a documentação. Existem escritos em época bem próxima dos fatos acontecidos e por pessoas competentes.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...