Por *Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 08 DEZ 2017 - 14H56

Festa de Santa Cabeça é comemorada em Cachoeira Paulista (SP)

Moradores de Cachoeira Paulista (SP) e Silveiras (SP) comemoram neste domigo, 10 de dezembro, a Festa de Nossa Senhora da Santa Cabeça, que recebe atualmente cerca de 10 mil fieis por ano, não só das duas cidades, mas principalmente de todo o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, sul fluminense e sul de Minas Gerais, além de outros fiéis de todo o país. Neste ano a novidade é o Terço Mariano e a Novena, que antecederam o dia da Festa, pois até o momento não faziam parte da programação. 

Neste domingo, o pequeno santuário começa a receber os fiéis a partir das 6h, com a alvorada festiva, procissão às 7h, novena às 8h30, Missa Solene às 9h e às 15h, benção de objetos, às 11h, seguido de show sertanejo e barracas com venda de comidas típicas e objetos religiosos.

Saiba mais Sobre o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça

A igreja dedicada a Nossa Senhora da Santa Cabeça, está localizada cerca de 1,5 quilômetro de estrada na margem direita do km 68 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro e leva devotos vindos de várias localidades a um lugar de muita devoção e fé. Meio escondido na Rodovia dos Tropeiros, zona rural de Cachoeira Paulista (SP), está o Santuário Diocesano.

Eduardo Gois
Eduardo Gois
Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça

Cercada por morros, montanhas e o canto dos pássaros, a bela paisagem abriga um verde deslumbrante, diversas chácaras, sítios e serve de caminho para pessoas que vêm em romaria, principalmente aos finais de semana.

As romarias partem principalmente do sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e cidades da região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo; porém, é comum encontrar turistas de todo o Brasil que aproveitam a proximidade com o Santuário Nacional de Aparecida ou a Canção Nova para também conhecer o local.

Pertencente à Diocese de Lorena (SP), o Santuário vem recebendo cada vez mais visitas. No segundo domingo de dezembro, data em que se comemora a Festa de Nossa Senhora de Santa Cabeça, o santuário costuma receber cerca de 10 mil pessoas.

O local, que antes pertencia à Paróquia de Santo Antônio, em Cachoeira Paulista, foi oficializado como santuário no dia 26 de setembro de 2010, por decreto do então bispo emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos. 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Padre Pedro Cunha é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Santa Cabeça

Ouvindo de repente, o nome pode causar estranheza. Afinal, por quais motivos Nossa Senhora poderia ser chamada de Santa Cabeça? Mas tudo tem uma história e uma explicação.

História

Por volta do ano de 1829, dois pescadores tiravam o sustento do Rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. Eles guardaram a parte da imagem por um tempo, mas, não sabendo o que fazer com a peça, deram-na de presente a um negociante chamado José Corrêa, que vinha do Estado do Rio Grande do Sul com destino ao Estado do Rio de Janeiro. Ele era uma espécie de caixeiro-viajante e, ao passar pelo bairro do Paiol, pertencente à Paróquia de Silveiras (SP), ofereceu a pequena cabeça a uma senhora de nome Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.

Depois de certo tempo, Joana mudou-se para o bairro de Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista, e trouxe consigo a imagem da santa, reservando um lugar especial em sua casa.

O Reitor do Santuário, Padre Pedro de Almeida Cunha, conta que, desde então, centenas de pessoas da vizinhança vinham até a casa de Joana de Oliveira para rezar e agradecer os milagres que recebiam. A casa tornou-se logo pequena para receber a multidão, que vinha de todas as paróquias vizinhas, a fim de venerar a Imagem de Nossa Senhora. O então vigário de Jataí, padre João Graciano de Farias, aconselhou Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a imagem, para angariar fundos e construir uma capela.

Eduardo Gois
Eduardo Gois
A imagem da Cabeça foi encontrada por pescadores por volta de 1829 ou 1830

Mais tarde, foi feita outra capela maior, que também se tornou pequena, e finalmente, em 26 de agosto de 1928, a atual Igreja foi inaugurada pelo monsenhor José Machado. 

Milagres chamam atenção

Os principais milagres estão relacionados a situações que envolvem a cabeça, o pensamento, a inteligência. Milagres diversos relacionados à saúde, como tumores no cérebro, problemas de visão e audição. “Pessoas que pedem para Nossa Senhora iluminar os caminhos, livrar de maus pensamentos. Muitos também relatam milagres relacionados à depressão, síndrome do pânico, doenças psicoemocionais”, relata padre Pedro.

Anualmente, o pequeno Santuário recebe entre 80 e 100 mil pessoas e tem como principal desafio o desenvolvimento da infraestrutura. “Nosso Santuário é pequeno, simples como a casa de Nazaré e a manjedoura de Belém. Porém é bem aconchegante, mas com o crescimento do número de fiéis a cada semana, precisamos construir uma estrutura física que seja capaz de acolher melhor os peregrinos”, conta.

Atualmente, o atendimento espiritual e pastoral dos fiéis é o foco principal. “Isso é um desafio, pois sou apenas um padre para atender, mas vamos dar o máximo nesse sentido”, detalha padre Pedro, que tomou posse no dia 31 de janeiro de 2015.

De acordo com o sacerdote, a maior expectativa é poder atender bem o povo e oferecer a todos uma acolhida bem espiritual e humanizada. “O romeiro que passa pelo Santuário pode esperar um ambiente de oração e contemplação da natureza. É um lugar santo, abençoado, cercado por colinas e muitas árvores, lá se ouve todo o tempo o canto dos pássaros.” 

Conheça mais sobre o Santuário nesta reportagem da TV Aparecida

Um local especial de acolhida

Padre Pedro conta que normalmente o Santuário fica aberto de segunda a sexta das 8 às 17 horas. Sempre que chega uma caravana, é preparado um momento especial de oração e consagração à Nossa Senhora e posteriormente as pessoas ficam livres para fazer suas orações pessoais, seus retiros ou conhecer o santuário.

Aos sábados e domingos, os horários ainda são mais amplos das 6 às 17 horas. Nesses dias a consagração à Nossa Senhora é de hora em hora. A primeira inicia-se às 7 horas e a última, às 17 horas. Após a consagração, o devoto pode fazer a bênção dos objetos, das pessoas e de veículos.

Cante o Hino de Nossa Senhora de Santa Cabeça

Reze a oração de Nossa Senhora de Santa Cabeça

Ouça a Consagração a Nossa Senhora de Santa Cabeça

48 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
VILMA BARBARA ROSSETON comentou:

Peço a Nossa Senhora da Santa Cabeça, vossa divina intercessão ao Deus pai todo poderoso a cura para meu querido neto.nosso pequeno já passou por vários médicos neurologistas, psiquiatras e não tem resposta de melhora , atualmente não consegue dormir, tem contantes crises de choro e agressividade.todos nós estamos sofrendo vendo seu sofrimento.Nossa Senhora da Cabeça conceda um milagre ao nosso amado Pedro Henrique dw Souza Rosseton. Amém.

respondeu:

Amém!

Alessandra Barbosa comentou:

Peço pra Nossa senhora da cabeça que ilumine a mente do meu filho Tiago para que ele recupere suas notas para poder passar de ano.Sei que é uma missão impossível mas eu creio no poder da oração e no potencial do meu filho.

respondeu:

Amém!

marlenedaniel comentou:

Que nossa senhora de Santa cabeça conseda cura de um trauma de infância de Tarcísio Mateus do Santos

respondeu:

Amém!

Thaiana Dias comentou:

Gostaria que intercedecem pelo meu Pai Antonio Henrique Horácio, que foi diagnosticado com humor no cérebro. Muito obrigada

respondeu:

Amém! Que a Mãe Aparecida o abençoe!

Ana Claudia comentou:

Estive no Santuário dia 24 /04/17, com um.grupo de 30 pessoas, onde fomos recebidos com muito carinho pelo pe Pedro e sr Chiquinho , o grupo ficou encantado com a recepção !estamos querendo voltar, dia 26 de agosto ,com um.grupo maior , para a festa q acontece anualmente, obrigada por tudo! A festa vai acontecer esse ano msm?

Vilma dias comentou:

Visitei ontem à igreja, sábado (6/05/17). Fiquei emocionada. Sou do RJ. Voltarei para pagar outra promessa.

respondeu:

Agradecemos a sua mensagem, Vilma!

Amália picoli comentou:

Vou dar um testemunho eu tinha muita dor de cabeça aí pedi oração por um padre dá paróquia Ricardo ele fez a oração dá nossa senhora dá cabeça aí passado um tempo eu descobri que eu usava um creme que causava a dor de cabeça muito obrigada por ter recebido esta graça nossa senhora dá cabeça rogai por nós Jesu eu confio em vós

respondeu:

Amém! Que a Mãe Aparecida possa lhe abençoar ainda mais!

jose silva santos comentou:

peço por mim e por todos que passam pelo mesmo problema meu, que é um tumor maligno na pinta da cabeça (melanoma) que foi retirado mas que preciso de Tratamento em Taubaté onde irei na 3ª feira para novos exames médicos.

Marcela comentou:

Que Nossa Senhora da Cabeça possa me proteger dos pensamentos ruins, das sombras que enxergo muitas vezes, e da terrível depressão. Amém!

Ana Paula comentou:

Que Nossa Senhora da Cabeça abençoe minha mãe e minhas filhas .

carlos pedro comentou:

Que Nossa Senhora da Santa Cabeça interceda sobre minha família na restauração do meu lar trazendo a paz ,amor e a união e que possamos ser de novo uma familia unidos pela fé.Pelo nossos governantes para que consiga colocar o Brasil no caminho da economia com menas corrupção onde todos possa viver com amor e dignidade.Amem...

Deusemari comentou:

Peço oração e a bênção da Nossa Senhora da Santa Cabeça para a graça da cura dotranstorno mental do meu filho Giovanne. Amém.

Cristina Maria Gomes de Figueiredo comentou:

Estava eu escrevendo ágora mesmo ao Senhor Padre, e ouvi um sininho tocar 2 vezes. Meus entes queridos são vítimas também, o homem que amo, e nossos filhos. Só que agulhadas no corpo inteiro só eu sinto.

Cristina Maria Gomes de Figueiredo comentou:

Agora Padre ouvi outra vez o sininho tocar.

Valmir comentou:

Devido um avc fiquei internado e constatado um tumor no cérebro devido a fe de uma vizinha da minha mãe que pedio para nossa senhora da cabeca iluminar meu tumor e curaro graças essa fe fiz a cirurgia e estou bem

cristina lemos comentou:

peço preces para meu filho Rafael que recusa tratamento psiquiátrico. Que Santa Cabeça interceda por nós. Amém

Cristhiane Carrilho comentou:

Estive hj 13/11/16 pedindo a intercessão de Santa Cabeça pela minha mãe Elizabeth Carrilho Pereira que se encontra na UTI com tumor cerebral. Pretendo logo agradecer a graça alcançada. A fé torna tudo possível.

regiane Aparecida comentou:

que santa cabeça interceda na recuperação do meu irmão GIL ALBINO FRANCISCO que passou por uma cirurgia de retirada um tumor na cabeça..que seja benigno em nome de JESUS..que santa cabeça ,o guarde , e o livre de todos os males amém

respondeu:

Olá, Regiane! Estamos em oração pela recuperação do seu irmão. Deus o abençoe!

Sueli Aparecida Amolaro comentou:

Logo vou me aposentar , vou cuidar dos meus pais que estão muitos doentes, mas depois vou ficar sozinha nesse mundo quero saber como posso me mudar para ir para ser voluntária. Muito grata. Aguardo resposta do Senhor Padre Cunha. Sua benção.Fique com Deus. Amém.

respondeu:

Sueli, boa tarde! No site do Santuário de Santa Cabeça você encontra os contatos (santacabeca.com.br). Deus abençoe!

Erene comentou:

Gostaria do endereço da igreja Nossa Senhora da Cabeça, em São Paulo, Capital.

respondeu:

Bom dia, Erene! O Santuário de Santa Cabeça fica a 43 Km do Santuário Nacional. A localização é na Rodovia dos Tropeiros, Km 208. Abraços.

Graziela comentou:

Nossa Senhora da Cabeca interceda por minha filha Rafaela de apenas 1 ano 1 11 meses. Para que nao tenha nada na cabeca e que ela fique bem. Amem eu creio!!!

respondeu:

Graziela, olá! Estamos unidos em oração pela sua pequena. Abraços.

Cristina Alves de souza comentou:

Hoje e dia 27/06/2016 gostaria de pedir a Santa Cabeça , e a todos os devotos da Santa uma Horaçao Para uma jovem que sofreu um acidente de moto e esta enternada,o nome dela eVitoria .Obrigada a Todos.Amem.

respondeu:

Cristina, boa tarde! Nós do Jornal Santuário de Aparecida estamos juntos em oração!

jacynoce@hotmail.com comentou:

sou devota dela, já levei uma cabeça de cera em aparecida do norte. quero saber aonde é a igreja dela, aqui em são paulo. obrigada, aguardo resposta

Solange Souza comentou:

GOSTARIA DE PERGUNTA AO PADRE PEDRO SOBRE O PROGRAMA EM FRENTE.ESTOU SENTINDO MUITA FALTA.AFINAL, ACABOU? SE NÃO ACABOU QUE DIA PASSA? PELO AMOR DE DEUS ME RESPONDA. OBRIGADA E SUA BÊNÇÃO.

respondeu:

Solange, boa tarde! Há projetos futuros para o retorno do padre Pedro Cunha para a programação. Em breve teremos novidades. Abraços!

Wellis comentou:

Sou do interior de.minas gerais. Gostaria de saber o endereço certinho da basílica pq na primeira semana de 2016 quero ir na basilica. Abraço e.muito obrigado

respondeu:

Bom dia, Wellis! Para se informar sobre a localização do Santuário de Santa Cabeça é só acessar esse link: santacabeca.com.br/localizacao/ O site tem tudo completinho. Sobre o Santuário Nacional também está explicadinho aqui no link: www.a12.com/santuario-nacional/servicos/localizacao_e_mapas Abraços!

Sandra de Oliveira Estevam comentou:

Precisam divulgar melhor os caminhos para chegar a este Santuario,a onde vejo falar dele não explicam sua localização,para que possamos ir conhece-lo. Vou todo o ano a Aparecida e já fui a Canção Nova e nunca ouvi falar deste local, estou muito interessada em conhecer este Santuário, de nos melhores referencias do local.Muito Obrigado.

respondeu:

Bom dia, Sandra! Acessando o site do Santuário de Santa Cabeça você encontra informações sobre a igreja, inclusive a localização exata. Para facilitar, aqui está o link explicativo http://santacabeca.com.br/localizacao/ Não deixe de visitar o Santuário e receber a luz e as bênçãos de Santa Cabeça. Abraços!

Gostaria de saber si pode fazer caravana comentou:

sim tem local para fazer refeição.Obrigada.

respondeu:

Bom dia! Para mais informações sobre o Santuário entre em contato pelo secretaria@santacabeca.com.br

iraides conceicao bueno costa comentou:

eu nunca ouvi falar da n.s da sta cabeca descobri pela tv globo em uma materia

respondeu:

Bom dia, Iraides! Aproveite para conhecer de pertinho esse lugar tão bacana de devoção. Abraços!

luciano comentou:

gostaria de saber o telefone do santuario de santa cabeça

respondeu:

Bom dia, Luciano! O telefone do Santuário de Santa Cabeça, da diocese de Lorena (SP) é (12) 3101-2269. Caso deseje, o e-mail é secretaria@santacabeca.com.br Abraços!

José de Arimatheia da Silva Catarino comentou:

Ainda não fui ai mas gostaria muito de visitar !

respondeu:

José, não perca a oportunidade de fazer uma visitinha. É um Santuário muito acolhedor, abraços!

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por *Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.