Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 JAN 2018 - 13H15

10 conselhos do Papa Francisco para os jovens

Hoje comemoramos 4 anos da posse de Papa Francisco, como chefe da nossa Igreja. E não há maneira melhor de celebrar esse dia do que relembrar os conselhos dele pra gente! Segue então conselhos que ele deu para a juventude durante a JMJ 2016:

1- Nunca termine o dia sem fazer as pazes
paz_7

Sabe porquê? Porque a guerra fria no dia seguinte é muito perigosa. “Padre, como proceder para fazer as pazes?”, poderia perguntar um de vocês. Não são precisos discursos, basta um gesto e tudo acaba, a paz está feita. Quando há amor, um gesto ajusta tudo. (Saudação na Janela do Paço Episcopal, 28 de julho)

2- Faça o download de um coração bom
coracao_bom

Não te detenha à superfície das coisas e desconfie das liturgias mundanas do aparecer, da maquiagem da alma para parecer melhor. Em vez disso, faça o download do link mais seguro de todos: um coração que vê e transmite o bem sem se cansar. E aquela alegria que gratuitamente recebestes de Deus, por favor gratuitamente dai-a, porque muitos esperam por ela. E esperam recebê-la de vós. (Homilia no Campus Misericordiae, 31 de julho)

3- Não perca a boa curiosidade
curiosiadde

Esse é o segredo da alegria. Porque a vida não deve ser fechada numa gaveta. Perante Jesus, não se pode ficar sentado à espera de braços cruzados; a Ele que nos dá a vida, não se pode responder com um pensamento ou com uma simples mensagem. Zaqueu era uma figura pública; sabia que, tentando subir à árvore, se faria ridículo aos olhos de todos. Porém superou a vergonha, porque a atração de Jesus era mais forte. (Homilia no Campus Misericordiae, 31 de julho)

4- Defenda sua liberdade
liberdade_3

Quando escolhemos a comodidade, confundindo felicidade com consumo, o preço que pagamos é muito, mas muito caro: perdemos a liberdade. E há tantas pessoas cuja vontade é que os jovens não sejam livres, há tantas pessoas que não vos amam, que vos querem entontecidos, pasmados, adormecidos, mas… livres, nunca! (Vigília no Campus Misericordiae, 30 de julho)

5- A felicidade não está num sofá
sofa

Sim, julgar que, para ser felizes, temos necessidade de um bom sofá. Um sofá que nos ajude a estar cômodos, como os que existem agora, modernos, incluindo massagens para dormir, que nos garanta horas de tranquilidade para mergulharmos no mundo dos jogos e passar horas diante do computador. Provavelmente, o "sofá-felicidade" é a paralisia silenciosa que mais nos pode arruinar, que mais pode arruinar a juventude. (Vigília no Campus Misericordiae, 30 de julho)

6- Sem a misericórdia não se pode fazer nada
misericordia_5

Repassando a Via-Sacra de Jesus, descobrimos de novo a importância de nos configurarmos a Ele, através das 14 obras de misericórdia. Estas nos ajudam a abrir-nos à misericórdia de Deus, a pedir a graça de compreender que a pessoa, sem misericórdia, não se pode fazer nada. (Via-Sacra na Esplanada de Błonia, 29 de julho)

7- O Caminho da cruz é o caminho da felicidade
caminho_3

Hoje a humanidade precisa de homens e mulheres, particularmente jovens como vós, que não queiram viver a sua existência pela metade Ele quer fazer de vós uma resposta concreta às necessidades e sofrimentos da humanidade; O Caminho da cruz é o caminho da vida e do estilo de Deus. (Via-Sacra na Esplanada de Błonia, 29 de julho)

8- Com licença, obrigado e desculpa
obrigado

Quando encontro um jovem, uma menina, que se casou, digo: “Estes são daqueles que têm coragem”! Pois não é fácil formar uma família, não é fácil comprometer-se na vida para sempre, é preciso ter coragem. Perguntam-me como fazer para que a família continue sempre para diante e ultrapasse as dificuldades. Sugiro-lhes que usem sempre essas três palavras. (Saudação na Janela do Paço Episcopal, 28 de julho)

9- Deus não se importa com o celular que você tem
celular_11

Deus nos ama assim como somos, e nenhum pecado, defeito ou erro Lhe fará mudar de ideia. Para Jesus, ninguém é inferior e distante, ninguém é insignificante, mas todos somos prediletos e importantes: tu és importante! E Deus conta contigo por aquilo que és, não pelo que tens: a seus olhos, não vale nada a roupa que vestes ou o celular que usas; não Lhe importa se andas na moda ou não, importas-Lhe tu, assim como és. A seus olhos, tu vales; e o teu valor é inestimável. (Homilia no Campus Misericordiae, 31 de julho)

10- Tenha coragem!
coragem

Se, para o futuro, sou esperança e, do passado, tenho memória, resta-me o presente. Que devo fazer no presente? Ter coragem. Ter coragem! Ser corajoso, ser corajoso, não me assustar. (Encontro com os voluntários da JMJ, 31 de julho)

2 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...