A12

5 filmes para refletir no retiro de jovens

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

É um desafio elaborar todas as atividades de um retiro de jovens, não é mesmo? Mas, calma, te damos uma “forcinha” pra que esse momento seja de muita espiritualidade e oração. Nada melhor que um “cineminha” para animar a galera que participa do encontro. Separamos algumas sugestões de filmes que podem ser incluídos na programação.

:: 6 filmes indicados pelo Vaticano

Pipoca (Crédito: shutterstock)

Por mais que sejam contextos distintos, todos eles trazem mensagens latentes na vida de muitos jovens. De relacionamento com a família ao fortalecimento da fé, nossa playlist reúne filmes variados. E, como “a vida imita a arte” e vice-versa, eles são ótimos exemplos de como podemos ser exemplares em nossas atitudes.

Depois de vê-los com os participantes do encontro, vale a pena discutir e instigar os jovens a pensarem o que a narrativa traz de novo para a vida deles.

Então, prepara a pipoca que a sessão vai começar! 

O Juiz (2014)
O juiz

Advogado de muito sucesso, Hank Palmer volta à cidade em que cresceu. Ele resolve ficar um pouco mais quando seu pai, veterano juiz, é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank debruça-se sobre o caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente. O filme traz uma bela mensagem sobre família, reconciliação, perdão, amor e desprendimento. Vale sentar, assistir, se emocionar e refletir sobre o modo como queremos ser pais e filhos. 

Como Estrelas na Terra (2007)
Como Estrelas na Terra

O filme conta a história de Ishaan, um menino de 9 anos que sofre de dislexia. Depois de muito sofrer por conta disso, um professor dedica um olhar especial ao garoto que foi se alfabetizando e superando a opressão da família e suas próprias limitações, passando a ver na escola, um novo significado. A história faz com que olhemos para o outro e aprendamos com as limitações dele, ao mesmo tempo, nos mostra como devemos lidar com as dificuldades da nossa vida.

Desafiando gigantes (2006)
Desafiando giagantes

O filme narra a história de Grant Taylor, um treinador de futebol americano da Academia Cristã Shiloh, que após várias perdas acaba se sentindo um fracassado. Junto ao time consegue dar a volta por cima. O enredo nos mostra que não devemos deixar que o medo tome conta das nossas vidas e que sempre devemos nos apegar a fé. Ele também nos ensina que agradecer quando tudo está bem é muito fácil, e que o importante é sabermos ser gratos quando as dificuldades nos cercam. 

A vida é bela (1997)
A vida é bela

Se passando na Segunda Guerra Mundial, o filme retrata uma criança presa num campo de extermínio, enquanto o seu pai faz de tudo para que o filho ainda acredite que a vida é na verdade um lugar cheio de alegrias, felicidade e otimismo. É nítido o espirito de doação pelo próximo que nos leva a questionar, mesmo diante dos meus problemas, o que eu tenho feito pelo meu irmão? 

A Lista de Schindler (1993)
A Lista de Schindler (1993)

O alemão Oskar Schindler opta por usar mão de obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Diante do massacre dos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo. Mas para isso é preciso desafiar o regime. Durante o filme, podemos acompanhar várias cenas que nos mostram a ação de Deus em várias cenas.


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres