Por Jovens de Maria Em Notícias

A primavera chegou. Que tal visitar Museus?

8primaveramuseus_banner_1

Primavera dos Museus acontece nesta semana em todo país

8primaveramuseus_bannerEntre os dia 22 e 28 de setembro, museus que integram o Instituto Brasileiro de Museus promovem a 8ª Primavera dos Museus no Brasil. O tema deste ano é “Museus Criativos”

O evento ocorre anualmente em meados de setembro com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas, em torno de um mesmo tema.

Nesta edição, o conceito "museu criativo" foi escolhido por ser um estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada instituição, na exploração da capacidade de inovar, modernizar a gestão e diversificar as iniciativas.

Todos os estados estão participando, e cada cidade possui programação específica. Você pode conferir a da sua cidade clicando aqui.

Confira abaixo alguns destaques da programação:

Minas Gerais (MG)

Museu do Diamante, em Diamantina, realiza, a partir de segunda-feira (23), um curso de teatro e faz distribuição de Caderno de Plantas medicinais, livreto ilustrado em cores que ajuda a identificar as plantas do cerrado, além da performance de Calebe Silva no dia 27. 

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, concentra-se em ações de sustentabilidade ambiental, com oficina de reciclagem e formação de multiplicadores para reciclagem criativa de resíduos sólidos, além de oferecer o workshop Arte, história e educação: diálogos e possibilidades no contexto escolar no dia 27 de setembro. 

Museu do Ouro, em Sabará, tem apresentação de música com temática barroca, que acontece no dia 24, às 20h. O Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, desenvolve projeto com idosos, tendo como foco o resgate memorial e afetivo de canções e histórias. Outras informações  pelos telefones (38) 3541-1440 ou (31) 99024609. 

Já o Museu Regional de São João del-Rei  realiza o projeto O museu recebe sua família – visita guiada e noturna ao museu envolvendo as famílias de funcionários e colaboradores da instituição. 

Rio de Janeiro (RJ)

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio, mesmo fechado para obras, desenvolve ação em escolas públicas, como contação de histórias e distribuição de jogos educativos. Outras informações pelo telefone (22) 2643.6898. 

Em Petrópolis, o Museu Imperial realiza Curso de Atualização para Guias em parceria com o Curso de Turismo do Cefet. Já o Palácio Rio Negro, no dia 26, acontece a palestra Educação como Instrumento de Cidadania. Outras informações pelo telefones (24) 2246.2378/2423. 

Em Vassouras, o Museu Casa da Hera realiza, entre outras atividades, o Clube do Postal – projeto educativo que visa resgatar o hoje antigo hábito de envio de cartões postais. 

Museu de Arqueologia de Itaipu (RJ) 

O Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, abre, dia 24, a mostra fotográfica Itaipu: Imagens e Histórias, com fotos dos anos 60, 70 e 80 registradas pelo fotógrafo Ruy Lopes. No mesmo dia acontece ainda a inauguração da biblioteca do museu e apresentação teatral. Outras informações pelos telefones (21) 3701-2966/2994. 

Na cidade do Rio, no bairro de Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu  realiza, no dia 25, uma palestra retrospectiva sobre pesquisas sobre o trabalho educativo nos Museus Castro Maya. No mesmo bairro, o Museu Casa de Benjamin Constant realiza a 24ª edição do Arte de Portas Abertas em seu jardim, com exposição de quatro artistas visuais. 

O  Museu da República, no Catete, traz a exposição Conexões: lá dentro lá fora, com foco no tema desta edição, Museus Criativos.

Já o Museu Histórico Nacional realiza, nos dias 17 e 18, oficinas de Trocas de Sonhos, onde o público poderá deixar seus sonhos e pegar um sonho para sua coleção. 

O  Museu Nacional de Belas Artes abre a exposição Museu invisível, sobre uma faceta menos conhecido do escritor Ariano Suassuna, falecido em julho: a tapeçaria “A onça do divino”. 

Já o Museu Villa-Lobos, em Botafogo, realiza. no dia 22, ações educativas como a oficina de musicalização Brincantando e um concerto didático com repertório baseado no cancioneiro infantil de Villa-Lobos. 

Goiás (GO)

Na histórica Goiás, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte propõe a oficina Veiga Valle em Quadrinhos, resgatando na linguagem das histórias em quadrinhos um dos artistas mais relevantes da cidade.

Em Pilar de Goiás, o Museu Casa da Princesa abre, dia 26, uma exposição com registros fotográficos da história cidade, por meio da comparação de fotografias antigas e novas em posse dos moradores locais. Outras informações pelos telefones 62) 3339.3120 e 3371.1087. 

Outros estados 

No dia 21, das 14h às 16h, o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), realiza a ação educativa Pinte Vitória no Museu Solar Monjardim, cujo foco está na educação patrimonial. Outras informações pelo telefone (27) 3223.6609.

Museu da Abolição (PE) 

No Recife (PE), o Museu da Abolição, na Madalena, realiza oficinas de arte a abre a exposição Cicatrizes, de Braz Marinho, no dia 25. 

Em Alcântara (MA), o  Museu Casa Histórica de Alcântara realiza ações educativas: Baú do Conhecimento na Brinquedoteca, teatro de fantoches e jogos educativos.

Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), leva uma série de nove oficinas de arte para escola pública da cidade entre os dias 23 e 25.

Demais estados também possuem ampla programação.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...