Por Allan Ribeiro Em Notícias

Benção de nascente marca início da Semana Missionária

Uma cerimônia realizada na nascente do Rio Paraíba do Sul, no município de Areias (SP), marcou o início da Semana Missionária no país. Em um gesto simbólico e inédito, os bispos abençoaram as águas e consagraram os jovens a Mãe Aparecida. Uma porção de água foi retirada e será aspergida no sábado, dia 29, durante a realização do Juventude em Missão - JUMI.

:: Anjos de Resgate faz show de abertura do JUMI em Aparecida

Benção da nascente do Rio Paraíba do Sul - Foto: Allan Ribeiro

Foto: Allan Ribeiro

Dom Nelson Ferreira, bispo de Valença (RJ), representante da Comissão da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que a visita a nascente foi um momento de retribuir o grande presente que essas águas que brotam de forma singela nos deram, há 300 anos. Ele explica também que a proposta é despertar um olhar consciente as tantas realidades que o rio nos apresenta.

“Assumimos, inspirados nas águas do Rio Paraíba do Sul, essa bandeira de luta ecológica e em defesa da vida. Inspirados no encontro da Imagem de Nossa Senhora, que surge das águas com a cor da brasilidade, também lutamos contra qualquer discriminação a mulher”, ressalta.

Participaram também da celebração Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP,) e Dom João Inácio Müller, bispo da diocese de Lorena (SP) – forania onde se encontra a nascente.

Com a celebração, o desejo dos bispos é que esta água abençoada leve paz e alegria a todos que dela beberem e que também Nossa Senhora Aparecida possa despertar nos corações o desejo de cuidar do rio, nossa ‘Casa Comum’.

O Rio Paraíba do Sul nasce a 1.881 metros de altitude percorrendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com uma extensão de 1.137 quilômetros, é responsável pelo abastecimento de inúmeras cidades, incluindo parte da capital fluminense. É fonte de geração de energia e abastecimento de milhões de pessoas, sendo formado pela confluência dos Rios Paraitinga e Paraibana.

 

Semana Missionária – Jovens de todo o país se reúnem em uma experiência missionária em celebração aos 300 anos do encontro de Aparecida, nas 11 dioceses banhadas pelo rio. Ao longo da semana, cerca de 3.800 jovens participarão de diferentes experiênicias de evangelização e contato com a natureza. No sábado, dia 29, os participantes se encontram em Aparecida, para celebrar o grande jubileu da Juventude.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...