A12

Escapulário: qual o jeito certo de usar?

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Todo católico conhece o escapulário, um objeto de devoção usado no pescoço, como uma espécie de colar. Mas muitos ainda têm dúvidas sobre seu uso correto: se pode ser comprado ou precisa ser ganhado, se pode ser de qualquer material e se a estampa pode ser de qualquer santo de sua devoção. Vamos trilhar um caminho então pra que você possa entender direitinho essa devoção!

escapulario

Qual o formato certo?
Quando Nossa Senhora apresentou o escapulário, ele era uma faixa longa de tecido que deveria ser usada por cima do hábito dos religiosos carmelitas. Anos mais tarde, foi feita uma adaptação para que os leigos também pudessem usar, era da seguinte maneira: dois pedaços de pano ligados por um cordão, um com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Hoje, existem escapulários das mais variadas formas: de aço, metal, com pedras preciosas e com a imagem de diversos santos. É importante preservar duas coisas: primeiro, a forma original instituída por Nossa Senhora. Segundo, temos que tomar cuidado para que o escapulário não se torne apenas um objeto de enfeite, uma joia, e perca seu valor devocional. Portanto, aconselhamos a usar o escapulário em sua forma original.

Posso comprar ou preciso ganhar o escapulário?
Segundo a tradição católica, para se usar o escapulário como devoção, ele precisaria ser ganho, como um sinal de que a pessoa estava sendo presenteada com o objeto da proteção de Deus, assim como São Simão Stock o ganhou de Nossa Senhora.

No entanto, não existe nenhuma regra que determine que o escapulário necessariamente precisa ser doado. O que vale mesmo aqui é o compromisso que você assume com Maria de, além de querer receber sua proteção, procurar a colocar em prática na sua vida as virtudes que Ela nos ensina.

Preciso da bênção de um sacerdote pra usar o escapulário?
O primeiro escapulário que você usar deve, necessariamente, ser imposto sobre você por um sacerdote. O padre irá fazer uma oração e colocar o escapulário em seu pescoço. Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel, pode colocar o novo sobre si mesmo. Tradicionalmente, a imposição do escapulário acontece em 16 de julho, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.

Qual o significado de quando o escapulário arrebenta?
A tradição também diz que quando um escapulário se rompe é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo. Há ainda a promessa feita por Nossa Senhora de que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livrados do inferno.

Conheça a história do escapulário:


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres