Crescendo na Fé

Loucura: elogio para quem é cristão

José Eymard (Foto José Eymard)

Escrito por José Eymard

23 JUN 2015 - 16H55 (Atualizada em 19 MAI 2021 - 13H45)

Shutterstock

A Paz de Jesus e o amor de Maria! Hoje quero saber: o que é loucura para você? Aqui no Brasil, existem os ‘bandos de loucos’ pelo Corinthians. Tem também quem é louco de amor por alguém. Ah sim, tem os que fazem loucuras por uma banda de música, pelo artista preferido ou aqueles chamados de loucos por fazerem alguma travessura, e aí ganham carinhosamente duas frases populares: “você não bate bem da cabeça” ou “você tem um parafuso a menos”. Mas hoje quero falar da loucura de Nossa Senhora, dos Santos e da sua loucura.

Você já imaginou que Maria, Mãe de Jesus, poderia, através do casamento com José, ter sido mãe de muitos filhos? Que poderia ter insistido com o filho Jesus para que ele desistisse da missão e, assim, evitar a morte na cruz? Já imaginou que José escolheu deixar seus sonhos para assumir o sonho de Deus e até precisou fugir para o Egito salvando um filho adotivo? E o que dizer de Santa Rita de Cássia, que rezou pedindo a Deus que os dois filhos morressem, pois eles queriam vingar a morte do pai? Esses são três exemplos de milhares que encontramos de pessoas que tiveram a coragem em assumir a 'loucura' de serem verdadeiramente cristãs.

São Paulo, na primeira carta aos Coríntios afirma que “o homem não-espiritual não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras” (1 Cor2,14). O que Paulo nos revela é que aqueles que vivem distantes de Deus definem os cristãos como loucos e, por isso, não agem assim. Dessa forma, olhando o nosso mundo, entendemos os motivos de tanta desigualdade e desvalorização do ser humano, pois ser de Deus é ser por inteiro, num perfeito abandono e em um amor fraterno. Mas quem deseja ser diferente, deseja ser maior do que Deus e não olha para o próximo.

Em nossa rotina, podemos ser 'loucos' e comprovar ao mundo o quanto é perfeito ser de Deus. Quantos jovens deixam de 'curtir' o final de semana do jeito que o mundo aconselha para cantar, louvar, participar de um grupo de oração e, assim, se completar de Deus? Esses são os loucos atuais. Aqueles que amam ser do Senhor e desejam viver os ensinamentos de Cristo.

Ivan Simas/ A12
Ivan Simas/ A12


E aí, você pode perguntar: como viver essa loucura no dia a dia?

Pois bem, você sabia que a Fé nos permite viver aqui na Terra o antegozo do Céu? Sabe aquela felicidade inexplicável de uma Santa Missa bem celebrada e participada? Então imaginem como será no Céu, contemplando Jesus face a face. Sabe aquela alegria de reunir os amigos para um grupo de jovens? Então, imaginem como será no Céu, com todos unidos numa só voz louvando ao Senhor. Sabe aquele momento perfeito de Adoração ao Santíssimo e tantas outras alegrias que vivemos aqui na Terra como cristãos? Então imaginem quando estivermos no Céu. Essa é a receita para a loucura de agir como seguidores de Cristo aqui na terra. Em tudo o que fazemos, devemos imaginar o céu.

Leia MaisComo devemos demonstrar nosso amor a Jesus?Nossa vida é muito corrida por conta de estudos, trabalhos e compromissos e Jesus nos pede para sermos como Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que escolheu a melhor parte: fazer da vida oração contemplando Jesus. Mas como isso é possível nos dias de hoje? A Serva de Deus, Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade (Carmelita descalça que viveu em Pouso Alegre, sul de Minas) nos ensina que se não temos muito tempo para rezar, devemos fazer das atividades oração. Isso deve ser como um exercício diário, até conseguirmos que se torne hábito em nossa rotina.

À noite, quando você programar o seu celular para despertar, que tal escolher uma música cristã para te acordar? Que tal, ao meio dia e às seis horas da tarde, você se lembrar de Maria e rezar o Angelus ou a oração da Ave-Maria? Outra sugestão é você quando estiver na internet entrar em um site de notícias e rezar nas intenções daqueles que estão sendo noticiados ou para locais com conflitos. Ah! Sabe quando você está na rua e passa aquela ambulância barulhenta? Que tal rezar por quem está lá dentro e que está padecendo? Que tal andar com um terço no bolso e quando estiver numa fila de banco e perceber que vai demorar, você rezar o terço? Ou ter aplicativos no celular com orações?

Desejo, meus amigos, que sua vida seja uma imensa loucura de amor a Jesus e que, aos olhos do mundo, sejamos sempre pessoas de parafusos a menos, porque agradaremos a Deus!

‘‘Se viver para Jesus na Terra já é uma felicidade muito grande; imaginem o que será viver no Céu.’’ 
(Ir. Maria Imaculada da Santíssima Trindade)


Escrito por
José Eymard (Foto José Eymard)
José Eymard

Jornalista e ex-apresentador da TV Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por José Eymard, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...