Por Jovens de Maria Em Notícias

Jovens entre 20 e 29 anos correm mais risco no trânsito; veja dicas de segurança

As principais vítimas da violência no trânsito são jovens entre 20 e 29 anos, tanto no Brasil quanto no Distrito Federal. Uma combinação de fatores, como inexperiência, imprudência e consumo de álcool, tornam esse grupo um dos mais vulneráveis às mortes no asfalto.

Das 211 pessoas que perderam a vida nas vias do DF entre janeiro e junho de 2014, 26,5% (56) estavam dentro dessa faixa etária, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). O número de homens mortos é três vezes maior do que o de mulheres — 161 contra 50 do sexo feminino.

Durante todo o ano de 2012, foram 392 óbitos — 26,7% (105) entre jovens. Em 2013, o número chegou a 357 — 25,7% (92) entre 20 e 29 anos. 

transito_noite1

O comportamento de risco associado ao consumo de álcool por jovens paulistas foi explorado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo apontou que a irresponsabilidade pode começar antes da balada, pois 56% dos entrevistados disseram que já saem de casa com a intenção de ficarem embriagados.

A pesquisa apontou também que 57% dos jovens já pegaram carona com alguém que bebeu antes de dirigir. O mais grave é que quase um terço dos jovens admitiu dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Essa realidade, no entanto, não é exclusiva de São Paulo. No Distrito Federal, os jovens têm resistência em cumprir a Lei Seca, mesmo seis anos após a regra entrar em vigor.

Dicas de Segurança

Se você é um jovem motorizado ou vive pegando carona com motoristas mais novos, vale a pena ficar atendo em algumas situações:

- Não dirigir com excesso ou escassez de luz;

- Evitar dirigir em condições adversas de tempo;

- Estar atento à situação das estradas;

- Não usar o celular enquanto estiver dirigindo;

- Passageiros devem ter cuidado para não atrapalhar o motorista;

- Sempre ter por perto um óculos de sol;

- Jamais dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e/ou medicamentos que atrapalhem a concentração e o reflexo.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...