Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 11 SET 2017 - 09H28

Por que você ouve e canta músicas com letra errada?

Aposto que, quando você era criança (ou não!), ao menos uma vez, cantou “algodão vai acontecer”, mesmo já sabendo que o correto é “algo bom vai acontecer” (Reunidos aqui, Pe. Marcelo Rossi). E, provavelmente, por cantar errado sofreu bullying dos seus irmãos ou dos coroinhas que eram mais velhos do que você. Mas, agora nós sabemos de quem é a culpa: do nosso cérebro!

cantar_letras_erradas

A Revista Galileu publicou uma pesquisa que revela que nossas expectativas influenciam no que realmente ouvimos. Ou seja, se você espera ouvir “algodão vai acontecer” ao invés de “algo bom”, você vai ouvir “algodão...”.

Mas, o efeito de expectativa não acontece apenas em músicas. Você já deve ter concordado com alguém mesmo sem entender direito o que a pessoa disse - ou até entendeu, mas de forma errada.

Segundo Mark Liberman, linguista da Universidade de Pensilvânia, quando entendemos o que alguém diz, é sempre, pelo menos em parte, uma “alucinação”, porque o significado do som depende da combinação do que ouvimos e do que esperamos ouvir. Isso porque, além do ouvido, escutamos com a mente. Portanto, nossas expectativas trocam, muitas vezes, o que escutamos.

Além disso, estamos acostumados a ouvir certas palavras e termos com mais frequência do que outros. Por exemplo, talvez você já tenha ouvido alguém cantar “para sempre exultarei com cantos tensos de louvor”, no lugar de “cantos tenros de louvor” (Porta do Céu, Vida Reluz).

O que acontece é que a palavra “tensos” é muito mais comum no nosso vocabulário diário do que “tenros”. Com isso, nosso cérebro cria uma espécie de preenchimento automático, assim o que você espera ouvir é o que você vai ouvir. Portanto, não se culpe mais pelas falhas nas letras, de vez em quando, porque é absolutamente normal!

Mas, não podemos negar que essa troca de letra é engraçada! Por isso, o Jovens de Maria quer saber: Quais músicas cristãs você, ou um amigo, já cantou errado? 

Compartilhe com a gente comentando aqui no post, no nosso Facebook, ou pelo e-mail: jovensdemaria@a12.com. Vamos montar uma lista das músicas que mais cantamos errado em nossas igrejas! Estamos esperando!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...