Por João Antônio Johas Leão Em Crescendo na Fé

Porque agradecer?

gratidao_a

Lendo as cartas de São Paulo às diversas comunidades cristãs que ele fundou em suas viagens, chama a atenção que no início quase sempre esteja um parágrafo onde o Apóstolo agradece a Deus pelas bênçãos que as comunidades estão recebendo. Porque Paulo faz isso? Será que a virtude da gratidão é mais importante do que nós normalmente pensamos que é?

Para iluminar a importância que Jesus mesmo dá ao assunto, é só lembrar da passagem onde Ele cura 10 leprosos e apenas 1 volta para agradecer que estava curado (Lc 17, 17-18). Jesus pergunta: “Não ficaram curados todos os 10? Onde estão os outros nove?” E o que voltou para agradecer era um samaritano, um estrangeiro.

Um consagrado, um homem de Deus, em um e-mail, uma vez me escreveu que “a gratidão é uma virtude muito importante porque nos abre a consciência (e o coração) a tantos dons recebidos. Por isso mesmo nos remete sempre a Deus, de quem recebemos todos os bens.”

Penso que esse foi o dinamismo que percebeu em si o leproso. Percebeu que Deus tinha sido muito bom com ele e que era preciso manifestar isso Àquele que tinha sido generoso. Por isso volta louvando a Deus em alta voz, como diz o texto sagrado. Um coração que se permite agradecer é um coração que se reconhece necessitado de ajuda e contente por haver conseguido de alguém que o ama.

Voltando a São Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses concede uma série de conselhos para viver bem como “sempre praticar o bem”, “Viver sempre contentes”, “Orar sem cessar” e termina dizendo: “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.”

 

"Deus espera que cada um de nós, seus filhos, reconheçamos o imenso dom que nos foi dado em Jesus" 

O que significa isso? Que Deus espera que cada um de nós, seus filhos, reconheçamos o imenso dom que nos foi dado em Jesus. Esse dom é o de tornar-nos filhos e filhas de Deus no seu Filho unigênito. Como os Leprosos foram curados, nós também fomos curados e temos a possibilidade de uma Vida plena em Cristo. É isso que Deus quer que reconheçamos, abrindo o coração e agradecendo a Ele.

Na vida não existem apenas coisas boas e isso não precisa ser explicado, o vivemos todos os dias. Se por um lado é muito importante agradecer pelas coisas positivas que Deus nos dá todos os dias, por outro é importante não se esquecer que nenhum dos acontecimentos ruins que nos possam suceder apara o maior e mais belo dom que já nos foi dado e que podemos sempre receber que é Jesus. Isso permite que não percamos as esperanças nas tribulações. Podemos realmente confiar em Jesus que disse: “No mundo tereis tribulações, mas ânimo, Eu venci o mundo.”

 

"Sempre temos razões para agradecer e essa é uma atitude muito cristã."

Sempre temos razões para agradecer e essa é uma atitude muito cristã. Não deixemos que o nosso coração se encerre em si mesmo por conta das coisas ruins que estão ao nosso redor. Isso é o que o demônio espera: Que deixemos de enxergar a Beleza dos dons de Deus e de Deus mesmo, fechando o nosso coração.

Agradeçamos por tudo. Porque no fim das contas, nós que temos fé, sabemos que todos os dons nos foram recebidos e, se foram recebidos o que melhor podemos fazer é reconhecer e agradecer a Deus por eles. Não aconteça que comecemos a louvar-nos a nós mesmos pensando que não os tivéssemos recebido como repreende São Paulo aos fiéis de Corinto (1 Cor 4, 7).

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Antônio Johas Leão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...