Por Anna Laura Barreto Em Crescendo na Fé Atualizada em 13 JUL 2020 - 14H23

Como ser caridoso e solidário?

Chinnapong / Shutterstock
 Chinnapong / Shutterstock


A juventude é uma fase importante, de transição. É quando se forma a personalidade, firmam-se os valores e é quando mais se ganha maturidade. Essa é uma etapa importante e que precisa ser aproveitada para crescer socialmente e espiritualmente. Por isso, consideramos fundamental que, neste momento, sejam desenvolvidos no coração os sentimentos de caridade e solidariedade.

Você deve estar se perguntando: mas existe diferença nestas palavras?

Embora ambas as palavras traduzam próximos e bons valores, existe diferença, sim. A caridade é a benevolência para com todos, o perdão das ofensas e a indulgência para as imperfeições. Ela também se contempla através do amor ao próximo: é proveniente da compaixão, do sentimento de pesar e da vontade de ser um agente de transformação de vidas.

Já ser solidário é ter interesse em ajudar – e o ato de ajudar – o próximo. Ela se manifesta através de um sentimento de entreajuda, onde pessoas se apoiam mutuamente em busca de virtudes e melhorias. Solidariedade não é só doação; é troca.

Estes atos fazem um mundo de diferença para quem precisa, e são valores que devem estar presentes na família, sendo passados dos pais para os filhos.

Shutterstock
Shutterstock


E, se você pensa que para ser solidário ou caridoso, é preciso
doar objetos, dinheiro ou bens materiais, está muito enganado. É claro que esse tipo de doação é necessário, principalmente quando nos referimos aos mais pobres e marginalizados. Porém, atitudes também podem fazer de nós pessoas caridosas. Veja alguns exemplos:

 ser presente e prestativo;
 ser aberto ao diálogo com nossos amigos e familiares;
 ser conselheiro, evangelizar e proclamar os ensinamentos de Cristo;
♥ ser paciente;
 ser honesto;
 compreender as falhas alheias sem fazer julgamentos;
 cumprir regras para uma boa convivência;
 falar com doçura, sem exagerar no tom de voz;
♥ falar sempre palavras carinhosas e positivas.

São essas atitudes que nos transforam em pessoas boas e agradáveis. Estas ações devem pautar a vida de quem preza por equilíbrio e felicidade, pois nos distanciam do egoísmo, nos aproximando de Deus.

shutterstock
shutterstock


Como diz um canto católico:
“De mãos estendidas ofertamos, o que de graça recebemos”. O simples verso traduz como devemos colocar em prática a solidariedade e a caridade: muitas vezes, a vida nos proporciona coisas simples e maravilhosas, como pessoas de bem ao nosso redor, estabilidade financeira, paz familiar, conforto espiritual, saúde, entre outras bênçãos que recebemos de graça. E tantas outras pessoas não têm a mesma oportunidade de recebê-las.

Nestas situações, devemos reconhecer nossas abundâncias, sentir compaixão e nos doar para o próximo, ofertando aquilo que temos a quem não tem.

 Curtiu essa reflexão? Que tal partilhar com quem você gosta?
Quem sabe, desta partilha, não surjam bons frutos de caridade e solidariedade?
Conte nos comentários o que esse texto te despertou! 


2 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Anna Laura Barreto, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...