Crescendo na Fé

Corpus Christi – Tradição que fortalece a fé?

Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)

Escrito por Everton Lucas

15 JUN 2022 - 08H55

Hoje a Igreja celebra com muita piedade e devoção a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Esta ocasião, comumente vivida é a festa, que acontece todos os anos na quinta-feira que procede o domingo em que se celebra Solenidade da Santíssima Trindade. Muitas pessoas têm dúvidas do porquê desta data, pois na Semana Santa já celebramos a Ceia do Senhor que também faz memória ao mesmo mistério Eucarístico.

Thiago Leon
Thiago Leon

Acontece que no Tríduo Pascal esta Solenidade não pode ter um caráter tão festivo por conta do espírito celebrativo daquele momento. Por isso, a Igreja sabiamente nesta data se reveste de toda Solenidade para celebrar a festa da doação, da entrega, do amor de Jesus por seu Povo através da Eucaristia.

Esta celebração teve sua origem na Bélgica, no ano de 1243, na cidade de Liège. Uma freira agostiana, de nome Juliana de Cornion, teve revelações espirituais de Jesus, e, em suas visões, Cristo lhe demonstrava um ardente desejo de que o mistério Eucarístico fosse celebrado com destaque pela Igreja. Mas foi somente vinte e um anos depois que o Papa Urbano IV, através da Bula Papal TRASNSNITURUS DE HOC MUNDO, estendeu à Igreja no mundo todo essa festa que para nós hoje é muito importante.

Já a procissão de Corpus Christi conheceu seu apogeu no período barroco. O formato da procissão adotado no Brasil veio de Portugal e carrega um estilo popular muito característico. Geralmente, a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo. Nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé  na Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública do Corpo de Cristo. 

Thiago Leon
Thiago Leon


Celebração no Brasil - No Brasil, a celebração tomou grandes proporções, tornou-se feriado nacional e as paróquias se dedicam em imensas obras de arte que são os tapetes confeccionados artesanalmente cobrindo ruas e avenidas das cidades para que a procissão com o Santíssimo Sacramento possa passar. É realmente uma festa linda!

É sempre bom, nessas ocasiões, não ficarmos somente no tradicionalismo, cultura ou alegria pelo feriado (que pra muitos significa dia de folga). O importante nesses momentos é pararmos um pouco para refletir o real sentido desta data que se destaca em nosso calendário e muda, de alguma forma, nossa rotina.
Sim, hoje este acontecimento muda nossa rotina, mas antes esse dia mudou nossa vida, mudou nossa história. É a celebração em que Jesus se faz alimento para nós. Na forma de pão e de vinho, Ele nos dá a vida; aquela vida em plenitude que ele mesmo nos havia prometido. Alimento este que está em constante milagre da multiplicação, pois por séculos chega até os altares de nossas igrejas e continua a saciar a fome do homem que procura a Deus.

As palavras pronunciadas pela boca do sacerdote já nos antecipam o banquete que teremos no reino Celeste. Benditas sejam as palavras que transformam o fruto do trabalho do homem em matéria de salvação para ele mesmo. O mistério Eucarístico, portanto, é o ato de amor de Cristo por nós. “Isto é meu corpo...isto é meu sangue...” São as palavras que trazem a nós um pouco do céu, são as palavras que renovam a aliança de Deus com a humanidade.

 

Hoje este acontecimento muda nossa rotina, mas antes esse dia mudou nossa vida.

Thiago Leon
Thiago Leon


Pão e vinho, Corpo e Sangue. Jesus não quer somente saciar nossa fome corporal. Jesus não quer entrar em nosso estômago, mas sim em nossa vida. A verdadeira comunhão com Deus só se dará a partir do momento em que comungamos as partículas consagradas e nós mesmos nos consagramos a Deus, fazendo com que aquele alimento chegue muito além da matéria física, mas que alcance nossa matéria espiritual e nos traga a salvação tão desejada.

Tenhamos como modelo de pessoa que soube comungar o corpo de Jesus o exemplo de Maria, a primeira que comungou. Ela sim soube adentrar no mistério da Eucaristia, pois o próprio mistério habitou em seu ventre. Que possamos neste dia viver intensamente esta doação de Cristo por nós. Benditos sejam seus santos lábios que pronunciaram as palavras que mudaram nossa vida e nos trazem a salvação toda vez que celebramos a Santa Missa. Que por este mistério nos seja revelada a Face de Deus. Amém!

Participe da ação #CorpusChristiJM

Você também confecciona tapetes na sua comunidade? Poste uma foto nas redes sociais com a tag #CorpusChristiJM, colocando o nome da sua comunidade, cidade e Grupo de Jovens. Vamos criar uma galeria de fotos para compartilhar com todos os Jovens de Maria este trabalho de fé!


Escrito por
Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)
Everton Lucas

Apresentador e estudante de comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everton Lucas, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...