Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 18 JAN 2018 - 18H05

Papa Francisco ensina senha para se conectar com Jesus

Na tarde de ontem (17), Papa Francisco se encontrou com milhares de jovens no Santuário de Maipú, em Santiago, durante sua visita ao Chile. Em sua fala, o Pontífice destacou que os jovens precisam estar sempre conectados com Jesus e assim se tornarem protagonistas das mudanças na sociedade.

Segundo o Pontífice, a fé é uma aventura na qual o jovens precisam embarcar.

Santa Sé
Santa Sé
Papa Francisco no encontro com o jovens durante viagem ao Chile'

“A fé excita nos jovens sentimentos de aventura, uma aventura que os convida a atravessar paisagens incríveis, mas paisagens nada fáceis e nada tranquilas... mas, vocês gostam de aventuras e desafios. Exceto aqueles que vocês não conseguiram tirar do sofá. Retire-os rapidamente! É assim que podemos continuar; Afinal, vocês ficam entediados quando não há desafios que os estimulem”.

Papa Francisco também contou um episódio em que perguntou a um jovem o que lhe deixava de mau humor e este lhe respondeu: "ficar sem bateria no celular e sem internet". Ao questionar-lhe do porquê, respondeu: “porque me desconecto do mundo e não sei o que está acontecendo”. Então, o Santo Padre começou ensinar aos jovens:

“Sem conexão, sem a conexão com Jesus, acabamos afogando nossas ideias, nossos sonhos, nossa fé e, naturalmente, nos enchemos de mau humor. Como protagonistas – que somos e que queremos ser – podemos chegar ao ponto de sentir que não faz diferença se fazemos ou não alguma coisa. "Por que você vai gastar sua energia? – diria um jovem pessimista – “Divirta-se, deixe essas coisas pois sabemos como elas terminam; o mundo não muda”. Começamos então a sentir que estamos desconectados da realidade e do que está acontecendo no mundo. Isso me preocupa que, uma vez que tenham perdido sua "conexão", muitas pessoas pensam que não têm nada a oferecer; elas se sentem perdidas. Pare por aí! Todos vocês têm algo para oferecer.”

Para o papa, os jovens do Evangelho (João 1,35-42) buscavam um sinal que os ajudassem a manter viva a chama em seus corações: "Eles queriam saber como carregar a bateria do coração, buscavam a senha para se conectar com aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida". Nisto, o Pontífice retomou uma regra de vida, ensinada pelo santo chileno Alberto Hurtado, como a senha para acender o coração com o fogo capaz de manter viva a alegria, que é o próprio Jesus:

“A senha de Hurtado para reconectar e manter o sinal é muito simples – tenho certeza de que ninguém de vocês trouxe o celular, não é mesmo? – brincou o papa – Eu gostaria que vocês anotassem em seus celulares, o que eu disser: 'O que Cristo faria em meu lugar?'. O que Ele faria em meu lugar na escola, na universidade, na rua, em casa, entre os amigos, no trabalho, frente aos que fazem bullying; Quando saem pra balada, quando estão praticando esportes e vão ao estádio; “O que faria Cristo em meu lugar?” Esta é a senha, a fonte de energia que carrega nossos corações, acende nossa fé e faz o brilho dos nossos olhos nunca desaparecer. É isso que significa ser um protagonista da história. Nossos olhos brilham, pois descobrimos que Jesus é a fonte da vida e da alegria. Protagonistas da história, pois desejamos transmitir esse brilho aos corações que cresceram tão frio e sombrio que eles esqueceram o que significa esperar”.

E encerrando, Francisco fez ainda esse pedido aos jovens:

“Queridos jovens, peço-lhes, por favor: Sejam jovens samaritanos que nunca abandonam ninguém que esteja jogado à beira da estrada. Sejam como o jovem Cireneu que ajuda Cristo a carregar sua cruz e a aliviar os sofrimentos de seus irmãos e irmãs. Sejam como Zaqueu, que transformou seu nanismo espiritual em grandeza e permitiu que Jesus transformasse seu coração materialista em solidário. Sejam como a jovem Maria Madalena, procurando apaixonadamente pelo amor, que só encontra em Jesus as respostas de que ela precisa. Tenham o coração de Pedro, para que vocês possam abandonar suas redes junto ao lago. Tenham o amor de João, para que possam descansar todas as suas preocupações nele. Tenham a disponibilidade de nossa Mãe, a primeira discípula, para que vocês possam cantar com alegria e fazer a vontade de Deus”.


1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...