Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 20 AGO 2018 - 13H46

Papa Francisco ensina a jovens sobre como concretizar seus sonhos

No último sábado (11), Papa Francisco se encontrou com 70 mil jovens italianos no Circo Máximo, em Roma, em preparação ao Sínodo da Juventude que acontece em outubro.

Francisco respondeu perguntas de alguns jovens, dentre eles, Letizia, 23 anos, e Lucamatteu, 21. Ambos perguntaram sobre a construção dos próprios sonhos. Ao que o Papa respondeu:

Santa Sé
Santa Sé

Os sonhos são importantes. Eles mantêm o nosso olhar amplo, ajudam-nos a abraçar o horizonte, a cultivar a esperança em todas as ações diárias. E os sonhos dos jovens são os mais importantes de todos, são as estrelas mais luminosas, aquelas que indicam um caminho diferente para a humanidade.

Assim, queridos jovens, vocês têm em seu coração estas estrelas brilhantes que são seus sonhos: elas são sua responsabilidade e seu tesouro. Façam que sejam também o seu futuro!

É claro, os sonhos precisam crescer, são purificados, colocados à prova e também compartilhados. Mas vocês já se perguntaram de onde vêm os sonhos de vocês? Eles nasceram assistindo televisão? Ouvindo um amigo? Sonhando com os olhos abertos? Eles são grandes sonhos ou sonhos pequenos, miseráveis, que se contentam com o mínimo possível?

A Bíblia nos diz que os grandes sonhos são aqueles capazes de serem fecundos, de semear paz e fraternidade, eis que estes são sonhos grandes, porque pensam em todos, como NÓS.

Os grandes sonhos incluem, envolvem, são extrovertidos, compartilham, geram nova vida. E os grandes sonhos, para permanecer como tal, têm necessidade de uma fonte inesgotável de esperança, de um Infinito que sopra dentro e os expanda.

Grandes sonhos precisam de Deus para não se tornarem miragens ou delírio de onipotência.
Vocês sabiam? Os sonhos dos jovens assustam um pouco os adultos. Talvez porque eles tenham parado de sonhar e de arriscar, talvez porque os sonhos de vocês minam suas escolhas de vida.


Mas vocês, não deixem que roubem seus sonhos. Procurem bons professores capazes de ajudá-los a compreendê-los e torná-los concretos gradualmente e na serenidade. Sejam por sua vez bons mestres, mestres de esperança e de confiança para as novas gerações que estão no encalço de vocês.

O que vocês receberam gratuitamente coloquem de volta para circular, restituam isso enriquecido com a paixão e inteligência de vocês. A vida não é uma loteria em que apenas os sortudos podem realizar seus sonhos. A vida é um desafio em que se vence realmente quando se vence junto, se não se esmaga o outro, se ninguém é excluído.

O santo Papa João XXIII dizia: "Eu nunca conheci um pessimista que tenha concluído algo de bom" (entrevista de Sergio Zavoli a Monsenhor Capovilla, em Jesus, 6, 2000). Aqui está. Mantenham um olhar positivo e abençoado nestes tempos e nos futuros.

Não tenham medo, as dificuldades sempre existiram para todas as gerações e cada geração tem a tarefa de superá-las e torná-las oportunidades de bem.


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...