Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 16 OUT 2019 - 13H30

Evangelho em Libras | 29º domingo do Tempo Comum - Ano C

Intérprete: Simone Vecchio
Reflexão: Padre Marcelo Magalhães - C.Ss.R 

(LC 18,1-8)

Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: "Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’"

Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: "Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!"

E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?

Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Reflexão

A liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a oração. Falar da oração e deixar-nos ensinar por Deus a respeito da oração. Afinal, ela é nosso íntimo diálogo com Deus, nossa comunhão! O cristão crê que Deus faz justiça a seus eleitos. Mas, a experiência nos mostra que vivemos num mundo brutalmente desigual, onde impera a impunidade dos corruptos e opressores. E os cristãos como a viúva da parábola, pedem que Deus envie seu Reino de Justiça e paz. Será que ele não ouve nossa oração, fazendo finalmente reinar a justiça no mundo?

A instauração da justiça no mundo pressupõe o esforço das pessoas em eliminar toda forma de ameaça ao projeto de Deus. A justiça acontece quando cada um de nós deseja, pede, e não desanima. A parábola da viúva perseverante nos mostra um caminho de quem confia e sabe o que quer. Jesus disse certa vez aos discípulos: Peçam e lhes será dado, procurem e encontrarão, batam e abrirão. É preciso fé, confiança e sobretudo perseverança naquilo que queremos. Jesus nos revela pelas suas palavras que é preciso estar sempre atento, rezar sempre, sem jamais esmorecer.

Tal como agiu a viúva, assim deve ser o cristão: perseverar no testemunho e na oração incessante, para que Deus intervenha, fazendo justiça a seus eleitos, isto é, salvando-nos. Hoje infelizmente somos tentados a desanimar e não acreditar, contudo, como nos sugere a liturgia de hoje: Deus age, bastar ter perseverança e fé!

.:: Liturgia

.:: Deus conosco dia a dia 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...