A12

Evangelho em Libras | 2º Domingo do advento – Ano A

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Reflexão: Pe. Marcelo Magalhães - C.Ss.R
Intérprete: Simone Vecchio


Deus Conosco
Editora Santuário


(Mt 3,1-12)

Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia:

“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.

João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”

João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.

Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.

O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.

Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

“Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Reflexão

PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR!

Este segundo domingo do Advento nos faz um apelo a prepararmos a chegada do Senhor, preparando seus caminhos. Foi esse o clamor do profeta Isaías na sua profecia, ao anunciar João Batista, o precursor de Jesus. Sabemos que são muitos os obstáculos que precisam ser superados, e muitos os caminhos que precisam ser endireitados para que o Senhor possa chegar até nós com a novidade do seu amor.

O Evangelho apresenta a figura de João Batista “a voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor”. Com sua atitude profética, João Batista leva a todos o forte apelo de conversão, de mudança da direção do coração, para que haja o desejo de acolher Jesus e sua mensagem. No Batismo pregado por João, está a disponibilidade interior em mudar a mentalidade e começar a viver no projeto de Deus.

O Batismo no Rio Jordão, era expressão concreta de um coração que havia se aberto para a conversão. Sem conversão não é possível fazer mudança nenhuma. Conversão não apenas no sentido pessoal, mas também no sentido de mudança de estruturas, e isso exige comprometimento. Preparar o coração para acolher Jesus, também é mudar no coração a forma como acolhemos as pessoas.


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres