Por Valquíria Vieira Em Libras

Pastoral dos Surdos evangeliza em Língua Brasileira de Sinais

A Diocese de Taubaté (SP) conta com uma Pastoral dos Surdos, atuante na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Essa Pastoral busca incluir os surdos nas celebrações com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Foto de: a12.com/libras

simone vecchio tradutora e intérprete de libras

Simone Vecchio
contribui com os vídeos do canal
a12.com/libras

A tradutora e intérprete de Libras, Simone Vecchio participa da Pastoral dos Surdos em Taubaté e conta o objetivo e como foi difícil o começo desse trabalho.

“Fui a primeira intérprete da pastoral de Taubaté. O nosso objetivo é levar a Palavra de Deus aos irmãos surdos através da língua de sinais. Lembro que no início eu e uma colega que começou a pastoral comigo, chorávamos, pois nos preparávamos a semana toda para as leituras e os surdos muitas vezes faltavam à missa. Então ficávamos sentadas no banco chorando. Hoje com a graça de Deus todas as missas tem surdos presentes, assim como nós, sedentos pela palavra de Deus”, relata.

:: TV Aparecida transmite Missa da Acessiblidade direto do Santuário Nacional

Para Simone ainda é preciso ampliar o trabalho de evangelização dos surdos.

 

"É lei e direito do cidadão surdo ter o tradutor intérprete de libras em todo espaço público e a igreja também é".

“Penso que deveria ter libras em todas as igrejas, em todas as missas. É lei e direito do cidadão surdo ter o tradutor intérprete de libras em todo espaço público e a igreja também é. Sem contar a dificuldade que o surdo tem para se confessar. A igreja prevê no Direito Canônico o acompanhamento do intérprete, mas o sonho de todo surdo é ser entendido e se fazer entender por seu pastor, sentir esse laço estreito que nos une em momentos de confissão, de direção espiritual entre outros tantos que costumamos ter com nossos padres e os surdos pela condição da língua gestual acaba sendo impossibilitado de sentir no dia-a-dia”, colocou.

Em Taubaté somente a paróquia Sagrado Coração de Jesus conta com esse trabalho de interpretação em Libras.

“Sonhamos que cada igreja, cada paróquia, tenha intérpretes na pastoral do surdo para que os surdos assim como os ouvintes possam ir na igreja mais próxima de suas casas ou naquela em que se sentir melhor e não na única de sua cidade que fala sua língua”, aponta.

Atualmente a Pastoral do Surdo em que Simone trabalha conta com 7 agentes entre surdos e ouvintes e com alguns aprendizes.

A Pastoral dos Surdos em Taubaté oferece cursos de libras gratuitos para a comunidade em geral com o objetivo de despertar a vocação para a pastoral do surdo e a partir do chamado ajudar a estruturar a pastoral.

O canal A12.com/libras conta com a colaboração da Pastoral dos Surdos da Diocese de Taubaté nos vídeos de evangelho, catequese e oração para os surdos.

SERVIÇO

Missa com tradução simultânea em Libras

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus –Av. Francisco Barreto Leme, nº 730, Vila São Geraldo - Taubaté (SP)
Horário:Todos os domingos missa das 9h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Libras

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...