Todo músico, instrumentista, coralista, cantor precisa de ensaios.
A preparação do ensaio começa em casa, pensando em qual repertório que vou usar? Se há um grupo na comunidade que ajuda a escolher o repertório, é preciso sentar-se antes para que isso não atrapalhe o desenvolvimento do ensaio do coro, do grupo.
Depois de selecionados vou estuda-lo, quem compôs, saber seu ritmo, andamento, tonalidade, arranjo vocal... Se vou transmitir ao grupo preciso ter o domínio total sobre a música, não posso chegar sem saber o que vou cantar e querer ensinar. Tendo o conhecimento do repertório estudado vou imprimir as cifras, partituras, letras para o meu grupo.
É preciso ter um local que seja agradável para o ensaio, sala de catequese, salão paroquial ou até mesmo dentro da igreja fora dos momentos de celebrações e atividades pastorais.
O regente, coordenador do grupo deve ser o primeiro a chegar ao local antes do horário marcado, ele mesmo deve organizar o ambiente, as cadeiras, o som, agua... Se o regente não pode chegar antes, instruir para que alguém o faça. Quando os coralistas chegarem é preciso eles se sentirem acolhidos.
Quando vamos ao ensaio é preciso deixar algumas coisas fora...
Mal humor, preocupações, frustrações e decepções devem ficar fora do local de ensaio. (...) na medida do possível, evitar que os seus problemas pessoais interfiram na produção do ensaio. (...) Ao invés de levar o problema para o momento de ensaio, o cantor pode e deve aproveitar para fazer uma pequena "terapia", isto é, para relaxar e renovar sua mente, visto que, como diz o provérbio, "quem canta, seus males espanta." E Santo Agostinho diz: “Quem canta, reza duas vezes”
Quanto ao aspecto vocal, é sempre bom lembrar que a voz é muito delicada e sofre diretamente as consequências das alterações físicas e psicológicas. O cantor precisa cuidar, da melhor forma possível, da sua voz, para que este possa funcionar da melhor forma possível. (...) no mundo contemporâneo, se quiser atingir o mínimo de qualidade vocal, deve aprender a evitar os inúmeros problemas que afetam diretamente a voz, dentre os quais destacamos: o estresse; a poluição sonora; e os hábitos de falar muito forte e numa altura inadequada (sobretudo na região aguda), de gritar desnecessariamente, de ingerir bebidas alcóolicas e de fumar. (SILVA, com adaptações)
É preciso ter uma dinâmica de ensaio para que não se torne algo cansativo e pesado. Podemos dividir os momentos assim:
É preciso que o grupo tenha uma disciplina e um ritmo. No ensaio, não queira levar 10 músicas novas para o seu grupo e querer que em 1h eles saiam cantando decorado, isso não vai acontecer a não ser que forem cantores com boa leitura musical e ainda assim precisarão conhecer a dinâmica da música que você vai querer passar. Veja a importância da escolha do repertório.
Leve um caderno consigo para anotar as dificuldades que você encontra na execução de cada música para que no próximo ensaio você trabalhe melhor essas particularidades que não tiveram bom êxito.
É preciso corrigir, voltar quantas vezes for preciso, ser “chato” dar o melhor de si e exigir o melhor do grupo, dê novos desafios a eles, promovendo o crescimento musical de cada um, faça andamentos diferentes testando e dando habilidade a eles, crie entrosamento entre os seus integrantes.
Quando for cantar a primeira vez para eles conhecerem a música, não deixe cantarem junto com você, exija somente a escuta deles. Tendo possibilidade grave um CD para estudarem em casa, assim ficara mais fácil de harmonizar e dinamizar no próximo ensaio.
O ensaio não foi produtivo? Sinal que tenha faltado planejamento e organização, ou dedicação individual. É preciso ter OBJETIVO X ORGANIZAÇÃO
“Não há produtividade, quando não há organização”
Crie harmonia no seu grupo, entre os integrantes e instrumentistas. Se a música for ter solo é necessário que seja um bom solista, há pessoas que não tem habilidades para fazer solo mas é um ótimo(a) coralista. É preciso a firmeza do regente para não colocar todo mundo no microfone por dó ou pena, aqui está um grande perigo mas também um gancho de dedicação. Se você quer chegar a fazer um solo, estude, se dedique, deixe-se ser corrigido, só assim que crescemos.
Não utilize tempo de mais para ensaios, além de cansativo estamos lidando com as cordas vocais que não devem ser forçadas.
Milton Campos Junior (Junior Campos)
nasceu em Guaratinguetá (SP) no ano de 1990. Músico por vocação. Desde 2008 é organista e cantor no Santuário Nacional. Dedica-se a música litúrgica e ao canto coral. Adquiriu conhecimentos sobre o canto coral e regência no FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e em cursos de especialização. É Regente do coral Nossa Senhora Aparecida da Paróquia de Aparecida (SP) desde 2010. Atua em casamentos, assessora encontros e assembleias de música litúrgica e canto pastoral nas comunidades, paróquias e dioceses. Intérprete de diversas canções e produtor de vários trabalhos fonográficos.
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