Por Marília Ribeiro Em Música

Especial: O Músico e a Voz - A postura e a respiração

Para apresentar alguns cuidados e dicas necessárias para uma voz saudável, o portal A12.com preparou vários textos com informações orientadas pela fonoaudióloga Tatiane da Silva Vieira, especialista em voz e docente de Fonoaudiologia da faculdade Sant’na em Ponta Grossa (PR).

Nas cinco dicas, o músico poderá aprender e colocar em prática alguns cuidados que irão contribuir na missão de servir a Deus por meio do ministério de música.

A primeira dica apresentou os cuidados com a voz, a fonoaudióloga Tatiane da Silva destacou algumas atitudes importantes que deveriam ser adotadas pelos ministérios de música.  

A segunda dica falou sobre os alimentos, o que é bom e o que é mito.

A terceira dica ressaltou o uso incorreto da voz explicando o que deve ser evitado.

A quarta dica descreveu os tipos de aquecimento para um bom desempenho do músico, durante o canto.

omusicoeavoz-parte5-aposturaearespiração.png




Quinta dica: De que maneira a postura e a respiração contribuem para o bom desempenho de quem canta?






respiratorio4f7Bem, a postura e a respiração são de suma importância para o bom desempenho do cantor. Um cantor com dificuldades posturais, pode acabar comprimindo o pulmão, diminuindo a movimentação diafragmática e tudo isso acaba por sobrecarregar a laringe e causa prejuízo na prega vocal. Sem contar que a harmonia corporal faz com que haja harmonia vocal. O corpo humano é como uma engrenagem, se algum sistema está trabalhando pouco, outro precisa ter maior esforço.

Uma bom apoio respiratório, facilita o alcance de notas mais agudas, permite com que o cantor não interrompa frases da música para respirar, chegue aos finais de frases com ar facilitando a finalização dessas frases, permite a dissipação dessa energia sonora alcançando lugares mais distantes, sem contar que em caso de uso de microfone durante o canto, uma respiração trabalhada, evita ruídos respiratórios amplificados.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...